Iniciativa “O Pai dos pobres: Culto do Espírito Santo e Pastoral Social” tem lugar esta quarta feira na Relva
O Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura da diocese de Angra, em parceria com a Ouvidoria de Ponta Delgada, promove esta quarta-feira um colóquio sobre a relação entre as festas do Divino Espírito Santo e a ação social dos cristãos.
A iniciativa, intitulada “O Pai dos pobres: Culto ao Espírito Santo e Pastoral Social”, é aberta a «todas as pessoas interessadas no aspeto cultural e social do culto tradicional ao Espírito Santo, especialmente irmãos, mordomos, imperadores e foliões do Espírito Santo», refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A sessão inicia-se com três intervenções formativas, por Ricardo Tavares – “Pensamento bíblico”- , Piedade Lalanda -“Igreja e sociedade”- e José Reis – “Mundo do “trabalho- , seguindo-se o debate, moderado por Joana Simas.
Esta é a segunda iniciativa organizada pela Pastoral da Cultura diocesana, neste ano pastoral, e que relaciona as festas de forte implantação religiosa e cultural no arquipélago dos Açores com a atenção aos mais pobres, depois da ação formativa “O Pai dos pobres: Bíblia, filosofia e sociologia no culto ao Espírito Santo”, realizada em março.
“A formação teológica, bíblica e até filosófica é um dos grandes objetivos deste colóquio, mas também é um desafio à teologia oficial para se enriquecer com elementos da teologia prática”, explicou na ocasião o responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura da diocese de Angra, padre Ricardo Tavares.
As festas do Divino Espírito Santo constituem uma marca identitária da religiosidade popular dos Açores e celebram-se imediatamente a seguir à Páscoa com vários impérios a saírem à Rua. Os fins de semana mais importantes são o de Pentecostes e da Trindade, durante os quais são celebrados vários impérios, sobretudo nas ilhas do grupo central.
O encontro desta quarta-feira realiza-se no Salão Cultural e Recreativo Nossa Senhora das Neves, na Relva, , às 20h30.