Jovens participam na procissão e eucaristia de ramo, com uma passagem à tarde pelas linguagens das artes performativas
30 grupos, à volta de cinco centenas de jovens, deram um brilho único à freguesia das Cinco Ribeiras, juntando-se para celebrar o XXXII Dia mundial da Juventude, sob a égide da mensagem do Papa Francisco “O Senhor fez em mim maravilhas” .
O Grupo “Ser Jovem é vida” “excedeu-se em detalhes de boa organização e acolhimento”, refere o responsável pela pastoral juvenil da ilha, Pe. Hélder Miranda Alexandra, numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A procissão de ramos deu um colorido raro à freguesia , seguindo-se a Euaristia, presidida pelo Bispo, D. João Lavrador, que, meditando no Relato da Paixão e na Mensagem do Santo Padre, interpelou os jovens para a centralidade do Evangelho: a Vida do Salvador, entregue por Amor.
“Esse deve ser o testemunho perene de um jovem na sua comunidade”, disse.
Durante o ofertório os grupos partilharam o que de bom têm realizado em prol dos outros, especialmente dos mais desfavorecidos, com momentos verdadeiramente interpeladores para o que realmente fazem.
“Os testemunhos comoveram muitos dos presentes. Os nossos jovens não se limitam à internet e aos facebooks, ensinam-nos autênticos detalhes de generosidade e partilha” sublinha a nota.
De modo a dinamizar as atividades e a alimentar o intercâmbio entre os grupos, durante a tarde realizaram-se jogos/atividades, já habituais neste evento, no campo de jogos da Casa do Povo das Cinco Ribeiras.
Posteriormente, na Sociedade Recreativa de Na. Sra. do Pilar, realizou-se o Concurso de Teatro, Dança e Música, promovido pela Pastoral Juvenil da Ilha Terceira, na qual intervieram 7 grupos. Na categoria “Teatro” venceu o Grupo de Jovens da Ribeira Seca, de São Jorge, na categoria “Dança” venceu o Grupo “Amigos na Fé” da Vila Nova, e na categoria “Música”, o Grupo de Jovens do “Divino Espírito Santo”, de Santa Cruz da Praia da Vitória.
As atividades deste dia que celebra a juventude, continuarão com uma Vigília pelas Vocações no dia 6 de Maio na Feteira, um encontro Mariano no dia 13 de Maio no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um Vigília de Pentecostes, no dia 27 de Maio, na Paróquia das Quatro Ribeiras e um Caminhada de encerramento do ano, no dia 10 de Junho.