Procissão de Passos e Semana Santa nos Fenais da Luz
A Paróquia de Nossa Senhora da Luz, na freguesia dos Fenais da Luz, prepara-se para a Semana Maior do Ano Litúrgico, mantendo as tradições típicas desta quadra sagrada, desde o Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição.
“Neste domingo recordamos a última entrada de Jesus na cidade santa de Jerusalém” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Pároco. As celebrações do domingo de Ramos iniciam-se às 15h00, com a Bênção dos Ramos e a Liturgia da Palavra. O Evangelho da Paixão será encenado pelos jovens da Paróquia ao longo da Procissão de Passos, parando diante dos cinco Passos da freguesia. Ocorrerá igualmente o Cântico do “O Vos Omnes”, executado pelo Coro de Nossa Senhora da Luz, com a apresentação do Rosto de Cristo pela Verónica. A procissão será acompanhada pela Banda Filarmónica de Nossa Senhora da Luz, dos Fenais da Luz, além do som penitencial da matraca. Os dois andores, de Cristo carregando a cruz e o de Nossa Senhora compassiva, serão levados pelos Romeiros da Paróquia. A última parte da missa, a Liturgia Eucarística, realizar-se-á já dentro da Igreja Paroquial.
No Tríduo Pascal destaque a Missa da Última Ceia do Senhor, o Lava-pés, o Dia do Amor Fraterno e a instituição dos Sacramentos da Ordem e da Eucaristia. A Eucaristia será celebrada, no dia 13 de Abril, às 20h30.
Os doze apóstolos serão reconstituídos por três romeiros, três romeiras e seis crianças da catequese (três rapazes e três raparigas). Será recolhida a Renúncia Quaresmal, este ano destinada ao Fundo Diocesano de Apoio à Criança em extrema pobreza. Após a Eucaristia, o Santíssimo Sacramento ficará exposto até à meia-noite; a adoração, em absoluto silêncio, contará com a presença da Catequese, das Romeiras, dos Romeiros, dos Escuteiros, do Pároco e dos fiéis em geral.
No segundo dia do Tríduo Pascal, comemora-se a Paixão e a Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano em que não se celebra a Eucaristia. A Liturgia acontecerá às 15h00, com a Adoração da Cruz, a Oração Universal e a Distribuição da Comunhão. O ofertório será destinado aos Lugares Santos da Terra Santa.
No último dia do Tríduo Pascal, 15 de Abril, pelas 22h00 terá início a grande noite da Páscoa, “a festa que actualiza a vitória de Jesus Cristo sobre a morte”, refere a nota. Os Escuteiros farão, no adro da Igreja Paroquial, uma fogueira, para a bênção do Lume Novo. A Liturgia é constituída pela Celebração da Luz (com a apresentação do Círio Pascal e o canto do Precónio Pascal), a Bênção da Água Lustral e a Celebração Eucarística.
Finalmente, no Domingo é celebrada a Solenidade da Ressurreição na Igreja Paroquial, com um batizado. A Missa começa às 11h30.