Romeiros preparam-se há mais de um mês
40 romeiros, com idades compreendidas entre os 8 e os 70 anos, sairam este sábado, 1 de abril para a XVIII romaria quaresmal da ilha Graciosa.
Até amanhã, os romeiros graciosenses darão a volta à ilha cumprindo, uma vez mais, uma peregrinação durante o período da Quaresma, depois de uma preparação espiritual que já leva mais de um mês, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A saída aconteceu por volta das 6h00 deste sábado, da Igreja de Nossa Senhora da Saúde (paróquia de São Mateus da Praia) e a entrada será domingo, na Igreja de São Mateus da Praia.
Todos os anos o ponto de partida vai variando, dando o protagonismo a todas as igrejas da ouvidoria. As reuniões preparatórias também se realizaram de forma descentralizada. A última reunião antes da romaria terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe , a de 30 de março.
Esta romaria da ilha branca foi iniciada em 2000 tendo como primeiro mestre o luso canadiano António Tabico, entretanto já falecido. Desde então, e durante muitos anos um grupo “significativo” de luso descendentes tem participado nesta romaria que contou, a partir de 2007, com a “ajuda preciosa do Pe. Dinis Silveira”, sublinha a nota.
As romarias quaresmais têm a sua expressão máxima em São Miguel com 52 grupos, mas também já se realizam na Graciosa e na ilha Terceira, trazendo aos Açores dois ranchos do Canadá.
Este ano em conjunto a partir das orientações diocesanas, os romeiros irão meditar no tema ” Fazei o que ele vos disser”( jo,2,5).