Orientações diocesanas para o ano pastoral refletem preocupações de fundo sobre a realidade familiar nos Açores
A dinamização da Pastoral familiar, segundo as orientações diocesanas de pastoral para este ano, em termos territoriais, através das iniciativas “Pastoral Familiar- Açores 16” e “Pastoral Familiar- Açores 165” e a realização de jornadas sobre a família em cada uma das ouvidorias da Diocese de Angra, constituem duas das linhas de força da ação diocesana no âmbito da família.
O programa diocesano da pastoral familiar para o ano que vai começar em breve e, que será marcado pela realização do Sínodo da Família, cuja primeira assembleia extraordinária se realiza em outubro, em Roma, prevê uma especial atenção a esta problemática da família como sendo “crucial” para a ação da igreja.
A família é vista pelos responsáveis diocesanos como a “igreja doméstica” e por isso é necessário “apostar” nela através de ações “concretas” que passam necessariamente por uma “sintonia com a preparação e orientação do Sínodo da família, numa ligação com o Departamento Nacional da Pastoral Familiar- através de uma presença assídua nos encontros em Fátima- e com a cúria e os serviços diocesanos de apoio à pastoral” sublinha o Guia com as Orientações Diocesanas de Pastoral, que acaba de ser lançado.
A diocese vai, por isso, apostar na organização de uma pastoral familiar assente, em primeiro lugar, na territorialidade de forma a obter uma estrutura organizativa que atue no terreno, reforçando a “consolidação e dinamização” dos “casais de ligação” das 16 ouvidorias e o “aparecimento de um casal em cada paróquia em estreita ligação com o respetivo conselho pastoral paroquial.
Por isso, o programa da pastoral familiar para o ano de 2014/2015 prevê a realização de mini jornadas da família em cada uma das ouvidorias por forma a sensibilizar as famílias para a ação. Estas mini jornadas ou encontros têm em vista uma reflexão sobre a realidade familiar concreta nos Açores, os desafios que se colocam à família e as respostas que a igreja dá.
O programa prevê, ainda, a celebração dos dias relacionados com a família bem como uma especial relevância para a semana da vida.