Durante a jornada intitulada “Doar é comunicar, Comunicar é evangelizar” serão abordados temas como a doutrina social da Igreja, a cultura do encontro e a comunicação social como formas de evangelização.
A Ouvidoria da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, promove no próximo sábado, a partir das 10h00, no teatro da Ribeira Grande, uma jornada cultural dedicada ao tema “Doar é comunicar, comunicar é evangelizar” no âmbito da temática deste ano pastoral na Diocese de Angra, que tem por base a Comunicação Social e a Nova Evangelização.
“Este dia surge no plano pastoral da Ouvidoria com o intuito de ajudar as comunidades cristãs a refletir sobre esta temática tão atual como seja o diálogo da Igreja Católica em Portugal e o Mundo da Comunicação, bem como, o papel missionário e sócio-caritativo da Igreja” diz uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso.
A jornada de trabalho começa com uma conferência de Carlos Amaral, professor Universitário, sobre a “Doutrina social da Igreja e a exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium”, seguindo-se a intervenção de Magda Carvalho, também docente universitária sobre “Ser o Outro do Outro: que perspetiva? que desafio?”. Durante a tarde haverá, ainda, mais duas intervenções, com particular destaque para a comunicação do Pe António Rego, coordenador dos programas religiosos da TVI e docente da Universidade Católica sobre “Os meios de comunicação social e a evangelização”.
Durante os trabalhos, que terminarão com uma Missa Solene, cantada pelo Coro pelo Coro da Associação Johann Sebastian Bach, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela , existirão ainda um momento musical, com Cristina Ventura e a apresentação de um vídeo.
Este evento tem como ponto de partida a “interpelação feita pelo Bispo de Angra e também a Exortação Apostólica do Papa” no sentido de uma nova evangelização através da comunicação, acrescenta ainda a nota da Ouvidoria.
“A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes. Particularmente a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus” refe a nota citando a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se celebra em Junho.
“Os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados, se estivermos prontos a ouvir e a aprender uns dos outros. Precisamos de harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na compreensão e no respeito” conclui a nota citando de novo a referida mensagem do Santo Padre.