Comunidades da Agualva, Lajes e Angra foram orientadas pela equipa de catequistas itinerantes
As várias comunidades do Caminho Neocatecumenal da ilha Terceira acabam de realizar o seu convívio-retiro de abertura do ano pastoral, que contou com a participação do bispo de Angra.
O encontro, orientado pela equipa de catequistas itinerantes, responsável pelo Caminho Neocatecumenal na diocese, decorreu no primeiro fim de semana de dezembro e reuniu 60 elementos.
Tratou-se do primeiro convívio depois da morte da co-iniciadora deste Caminho, Carmen Hernandez, e por isso “foi marcado por este acontecimento e serviu também para dar graças por todos os bens recebidos através dela” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O bispo de Angra, D. João Lavrador, participou em dois momentos fundamentais deste convívio: a celebração penitencial, na sexta-feira e a celebração eucarística no domingo de manhã.
“Para nós que sempre vivemos na comunhão da Igreja e, sendo uma iniciação cristã, ao serviço das paróquias e dioceses, a sua presença e as suas palavras animadoras para a continuação da nossa caminhada é um testemunho de que estamos no rumo certo” sublinha a nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela equipa de catequistas itinerantes da diocese de Angra.
“Saímos do convívio com mais ânimo e força para continuarmos a nossa redescoberta do baptismo e animados a ser luz e sal do mundo, nesta geração que tanto precisa do testemunho da Igreja”, acrescenta a nota.
O Caminho Neocatecumenal foi aprovado pelos Papas como um dom do Espírito Santo à sua Igreja, ao serviço da Nova Evangelização. Está presente desde hà 50 anos em todos os continentes e países de expressão católica. Um dos seus frutos mais visíveis são as vocações para o sacerdócio e as numerosas famílias que partem como missionárias para todas as partes do mundo.