Iniciativa realiza-se no dia 10 de dezembro
O grupo de visitadores católicos que `assiste´ os reclusos do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, organizou no dia 10 de dezembro a festa de Natal.
A iniciativa reuniu todos os reclusos cristãos no pavilhão da cadeia e começou com uma eucaristia, animada pelos seminaristas, seguida de um almoço e nela participaram os reclusos, os guardas e a direção do estabelecimento prisional “ que tem revelado um grande sentido de cooperação” refere a responsável pelo grupo de 11 visitadores que habitualmente leva assistência aos reclusos.
“Alguns artistas fizeram uma pequena atuação e houve uma troca de presentes pois a recetividade da parte do estabelecimento prisional tem sido grande” precisa Fernanda Evangelho que há cerca de 40 anos pertence à pastoral penitenciária diocesana.
“Foi uma festa simples mas muito simbólica e na qual todos se empenharam pois foi um momento de grande partilha” referiu ainda em declarações ao Sítio Igreja Açores.
A Eucaristia foi presidida pelo capelão, o padre franciscano Fernando Silva Mota, e concelebrada pelos padres Francisco Dolores e Pedro Lima, contou com a animação do Seminário Episcopal de Angra, convidado para o efeito (de resto dois dos visitadores habituais são seminaristas).
O estabelecimento prisional de Angra do Heroísmo é o mais novo dos Açores e conta atualmente com pouco mais de centena e meia de reclusos, entre eles 8 mulheres; mais de 50% dos reclusos são naturais de São Miguel.
O Estabelecimento Prisional de Angra tem uma nova direção desde o principio do outono e situa-se na Terra Chã, com uma capacidade para 216 reclusos, representou um investimento de 25.5 milhões de euros.