Projeto AtivaMente vai ser lançado no dia 29 de novembro
O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, na Fajã de Cima, em Ponta Delgada, quer colocar os idosos a envelhecerem de forma saudável e ativa.
Por isso, em parceria com uma instituição bancária e mais 20 entidades parceiras, promove a partir do próximo dia 29 o projecto “AtivaMente – Prémio BPI Sénior”, a desenvolver em todas as freguesias do concelho de Ponta Delgada, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população idosa do concelho, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“O Projeto AtivaMente surge com o intuito de reforçar uma intervenção integrada e sustentável destinada à população Sénior do Concelho de Ponta Delgada” refere a nota.
O projecto prevê, assim, desenvolver atividades que preservem ou melhorem o desempenho/funções cognitivas dos idosos, bem como promover a estimulação cognitiva em comunidades mais isoladas do Concelho.
Como se trata de um projeto que abrange o concelho de Ponta Delgada estão envolvidas 21 entidades, incluindo este Centro Social e Paroquial. Entre elas contam-se a Associação Juventude da Candelária, o Centro Social e Cultural da Casa de Povo de Fajã de Baixo, o Centro Social e Paroquial de S. Roque, o Centro Social e Paroquial Na Sa das Neves
Centro Paroquial e de Bem-Estar Social de São José, o Centro Social e Cultural de Fenais da Luz, a Casa de Povo de Capelas, a Casa do Povo de Ginetes, a Casa do Povo de Arrifes, a Casa do Povo de Fenais da Luz, a Casa do Povo de Livramento, a Casa de Povo de Santo António, a Junta de Freguesia de Ajuda da Bretanha, a Junta de Freguesia de Pilar da Bretanha, a Junta de Freguesia de Sete Cidades, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara, a Junta de Freguesia de Remédios, a Junta de Freguesia de Santa Clara e a Junta de Freguesia de São Sebastião.