Pe Hélder Miranda Alexandre fala em momentos “que encheram a alma”
O reitor do Seminário de Angra diz que a Semana dos Seminários, apesar de cansativa, permitiu “dias de graça e de oportunidade evangelizadora”.
Num artigo publicado aqui no Sítio Igreja Açores, no espaço de opinião Amigo da Verdade, coluna que assina com regularidade, o Pe Hélder Miranda Alexandre reconhece que foram dias cansativos mas que permitiram “um regresso a casa de alma cheia”.
Durante a Semana dos Seminários, entre 6 e 13 de novembro, 14 seminaristas estiveram em Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Lagoa, Povoação em S. Miguel, Santa Maria, Graciosa e Pico. E só não foram mais “porque os recursos são poucos”, mas os que ficaram dentro de casa ainda puderam acolher inúmeros jovens que ali se deslocaram.
“Foram dias de graça e de oportunidade evangelizadora. Desde logo, a abertura foi amplamente incentivada por um grande número de jovens que participaram na Vigília de Oração na Paróquia da Fonte do Bastardo.” Sublinhou o responsável pelo Seminário e também da Pastoral vocacional a nível diocesano.
“A missão era urgente” refere o Pe Hélder Miranda Alexandre e, embora não se podendo “nem medir nem contabilizar” o alcance destes trabalhos, “o entusiasmo e o brilho nos olhos dos nossos rapazes fazem antever um futuro risonho. Cansados de nunca terem parado, entre missas, catequeses, grupos de jovens, escolas…, mas de alma cheia! Muita mensagem passou, mais ainda fica por fazer. O que se rezou, só Deus sabe!”.
No artigo de opinião, em jeito de balanço, como o próprio refere retoma as palavras do bispo de Angra para sublinhar a importância do Seminário na vida diocesana e a necessidade de todos se envolverem na sua promoção.
A Semana diocesana dos Seminários inspirou-se no tema “Fixa n´Ele o teu olhar” e mereceu uma nota pastoral do bispo de Angra na qual exortou os diocesanos a tomarem consciência da importância do Seminário e a apoiá-lo em todos os níveis, inclusive no material, para fazer face a todas as suas despesas.