Curso de Preparação para o Matrimónio desafia 36 casais a viver o sacramento de forma consciente

Primeiro turno do CPM na Terceira decorreu este fim de semana

Ainda é cedo mas o assistente do Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) afirma que há uma tendência crescente no número de jovens terceirenses que procuram uma preparação para o casamento junto da igreja.

O primeiro de dois turnos dos CPM organizados anualmente na ilha Terceira decorreu este fim de semana, no Seminário Episcopal de Angra, reunindo 36 jovens casais que este ano pastoral celebrarão o seu matrimónio. Além dos noivos participaram o assistente e seis casais `séniores´ da equipa formadora mais dois seminaristas finalistas- Nelson Pereira e Jacob Vasconcelos- uma prática que é comum nos COM para “envolver os futuros sacerdotes nesta dinâmica”.

“Ainda será cedo e só em março poderemos confirmar,  mas julgo que se está a consolidar a tendência do ano passado, ou seja, um aumento do número de jovens que quer casar pela Igreja e que frequenta este Curso”, disse ao Sítio Igreja Açores o assistente do CPM na Terceira, Cónego Gregório Rocha.

“E muitos fazem-no porque outros amigos o sugeriram o que nos coloca aqui desafios acrescidos” refere.

A igreja exige a frequência desta preparação para a instrução formal do processo do matrimónio e muitos dos futuros casais chegam quase que obrigados. Mas, “a situação está a mudar felizmente”.

“É preciso gerir estas expetativas e não as defraudarmos pois quem vem por vontade pode ficar e nós temos de ser capazes de dar continuidade a este acompanhamento para que os casais, depois do casamento, não se afastem”, adianta ainda o sacerdote que é professor no Seminário Episcopal de Angra.

Uma maior articulação entre o CPM e a pastoral familiar pode ser “uma solução”.

“Esta articulação é desejável e necessária em qualquer circunstância, mas como há paróquias muito pequenas com casamentos muito esporádicos, seria mais interessante fazermos uma articulação ao nível da zonas pastorais para envolver estes jovens na igreja, dando continuidade a esta formação inicial”, acrescenta.

O CPM aborda 6 grandes temas e termina com uma missa “formativa” em ordem à preparação da celebração do matrimónio.

O próximo do CPM na ilha Terceira será no dia 28 de março, também no Seminário.

No ano passado frequentaram este curso cerca de sete dezenas de casais.

A preparação do matrimónio e o acompanhamento dos jovens casais é um dos temas fortes da Exortação Pós Sinodal do Papa Francisco, A Alegria do Amor.

Nela o Papa alerta para a fragilidade atual dos matrimónios que tem na sua base o facto dos noivos não compreenderem o compromisso que vão assumir, e realça que a Igreja Católica tem muito trabalho a fazer nesta área.

O Papa argentino lamenta a “cultura do provisório” que marca hoje a sociedade e que atinge também os casais, que muitas vezes estão juntos “enquanto o amor durar”.

“E quando o amor não prevalece, o matrimónio acaba”, salientou referindo que é necessário que a igreja aposte neste acompanhamento.

Scroll to Top