27 Casais equipistas da Terceira e de São Miguel serão acompanhados por três assistentes espirituais
O encontro nacional de responsáveis das Equipas de Nossa Senhora realiza-se, dias 26 e 27 deste mês, em Fátima, e tem como tema “O Serviço nas ENS: a alegria da missão”.
Destinado a todos aqueles que “desempenham missões de responsabilidade específica dentro do movimento”, nesta atividade vai-se refletir sobre “Missão e serviço nas equipas”; “A Equipa a caminho” e “Para viver o Carisma hoje”, lê-se no programa.
Da diocese de Angra irão até Fátima 27 casais, 20 de Angra e sete de São Miguel, acompanhados por três assistentes espirituais.
As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, presente em 80 países de todos os continentes, com cerca de 135.000 membros, distribuídos por 12.000 equipas, que procura ajudar os casais “a caminhar para a santidade”, conforme palavras do seu fundador, o Pe. Henri Caffarel, cujo processo de beatificação está a decorrer em Roma.
Na audiência que concedeu às ENS há cerca de um ano, o Papa Francisco salientou a relevância do Movimento e da vivência do seu carisma e da sua metodologia para a Igreja, afirmando encorajar “todos os casais a pôr em prática e a viver em profundidade, com constância e perseverança, a espiritualidade que as ENS seguem”.
Na diocese de Angra existem 20 Equipas de Nossa Senhora na ilha Terceira e 10 em São Miguel, mobilizando cerca de 180 casais destas duas ilhas. Cada equipa é composta idealmente por seis casais, havendo um responsável, e por um sacerdote que é o assistente da Equipa de Nossa Senhora. Embora as ENS´s tenham chegado primeiro a São Miguel, há 51 anos, a verdade é que o movimento está mais ativo na ilha Terceira que se prepara para assinalar as suas bodas de ouro daqui a dois anos.