Cantata às Estrelas na Candelária do Pico

Festa assinala celebrações em honra de Nossa Senhora das Candeias. Este ano haverá grupos representantes de todas as zonas da ilha.

A paróquia da Candelária, na ilha do Pico, realiza no próximo dia 1 de fevereiro uma Cantata às Estrelas, que decorrerá à noite, na igreja paroquial.

 

A festa, que já vai na terceira edição, reúne pela primeira vez grupos respresentantes de todas as zonas da ilha do Pico, nomeadamente grupos de Bandeiras, Stª Cruz das Ribeiras, S.Amaro, Escola de São Roque, Madalena, Criação Velha, Escola de Criação Velha, Monte, Escola de Candelária, Grupo coral de Candelária, S.Mateus e S.Caetano, de acordo com uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

A Cantata será transmitida pela Rádio Pico, que também fará a transmissão em vídeo pela internet e a Antena 1, para além da presença da RTPAçores que fará alguns diretos na noite assim como a transmissão no canal próprio, no dia 2 e para a RTP Internacional, no programa Atlântida, no sábado, dia 8, segundo refere a nota da paróquia da Candelária.

 

Nos Açores, é hábito cantar às estrelas em várias freguesias do arquipélago, nomeadamente em São Miguel, mas no Pico, o cantar às estrelas nesta freguesia “ é uma marca única na ilha e destaca-se pela particularidade de ser cantado dentro da igreja e dirigido à Senhora – a Estrela por excelência”, refere a nota paroquial.

 

Em 2008, a iniciativa assinalou o centenário da chegada da imagem da padroeira à Paróquia. Desde esse ano que uma grande parte das capelas paroquiais do Concelho e um grupo de pessoas da Candelária marcou presença diante da estrela mais reluzente desta noite: Nossa Senhora.

 

Esta festa “prolonga” a atuação dos ranchos de Natal e procura valorizar esta presença caraterística das gentes do Pico, pelos acordes alegres e convidativos dos instrumentos de corda.

Scroll to Top