16Pe. Pedro Lima chega hoje à Terceira e vai ser o vigário paroquial da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Angra
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição vai receber um novo sacerdote no próximo sábado, dia 17. O Pe. Pedro Lima, ordenado a 3 de setembro, no Faial, será apresentado às 17h00 numa missa que será concelebrada pelo pároco, Cónego Francisco Dolores, e animada pelo grupo coral de jovens.
“Será certamente um momento muito emocionante. E embora, para a maioria dos paroquianos, sobretudo os mais velhos, seja mais um sacerdote, a verdade é que, para mim, será a minha primeira paróquia e por isso este momento reveste-se de uma enorme importância” referiu o novo sacerdote em declarações ao programa de rádio Igreja Açores.
Após o acolhimento do novo vigário paroquial haverá um convívio no salão dos bombeiros, aberto a todos os paroquianos e que está a ser preparado pelos organismos e movimentos paroquiais e por alguns populares.
O Pe. Pedro Lima acaba de completar 24 anos, é natural da freguesia de Angústias, cidade da Horta, ilha do Faial.
Frequentou os movimentos paroquiais na sua paróquia natal: Acólitos, catequese, agrupamento 171 – Angústias, e ainda a Sociedade Filarmónica União Faialense.
O seu percurso escolar realizou-se no Colégio de Santo António, Escola Básica Integrada da Horta e após concluído o 12º ano na Escola Secundária Manuel de Arriaga, ingressou em 2010 no Seminário Episcopal de Angra.
Durante o percurso académico no Seminário, integrou a Conferência Vicentina S. Tomás de Aquino e o Agrupamento 114 – Seminário, do qual foi chefe de agrupamento. Colaborou pastoralmente nas paróquias de Ribeirinha e Santa Bárbara e nos serviços da Obra Vicentina da Cadeia, nos Esquemas da Mensagem de Fátima e no sector da Pastoral Juvenil – Ilha Terceira.
Foi instituído no ministério de leitor a 8 de Dezembro de 2014 no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e no ministério de acólito a 15 de Março de 2015 na Sé de Angra.
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a primeira onde irá desenvolver o seu ministério, integra o Santuário Diocesano com o mesmo nome, prestes a completar 28 anos de elevação. A sua festa principal acontece no mês de Dezembro, altura em que prepara o novenário que atrai à paróquia inúmeros cristãos.
O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.
Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe. Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, Dom Aurélio Granada Escudeiro.
Desde então este é um importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.
É nesta igreja que se costumam ordenar os Diáconos no dia 8 de Dezembro.
Foi aqui também que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.
Desde 2004 que o santuário é considerado imóvel de interesse público regional. Espera-se para breve a inauguração das inúmeras telas restauradas de que a confraria se tem interessado em apoiar a iniciativa bem como a cooperação da DRAC. Telas colocadas pela primeira vez na capela-mor há quatrocentos e catorze anos.
A paróquia terá sido criada por Alvará de Dom João III, em 1553, ao Bispo Dom Jorge Santiago, o terceiro Prelado da Diocese de Angra.
A sua área geográfica circunscreve-se a 2,47Km2, e tem atualmente como seus residentes cerca de 6 mil pessoas.