Programa da festa incluiu inauguração da nova biblioteca da igreja
A festa de Nossa Senhora da Luz, na ilha do Faial, está a ser celebrada, pela primeira vez desde 1998, na igreja paroquial dos Flamengos, inaugurada a 3 de abril deste ano.
A missa e a procissão solenes realizam-se este domingo e serão presididas pelo vigário geral da Diocese de Angra, Cónego Hélder Fonseca Mendes.
A missa é celebrada às 16h00, seguida do desfile das filarmónicas (Nova Artista Falmenguense; União Faialense; Euter de Castelo Branco e Artista Flamenguense), e depois, a procissão solene.
Para o pároco, pe Marco Luciano, “a festa está a ser muito positiva porque finalmente regressamos à nossa igreja e isso faz toda a diferença”.
A Igreja dos Flamengos foi dedicada no passado dia 3 de abril, no designado domingo da Misericórdia e a celebração revestiu-se de um significado especial na medida em que esta comunidade paroquial viveu os últimos 18 anos a celebrar o culto num espaço improvisado.
“O regresso à normalidade num espaço totalmente novo é já por si digno de nota” precisou o sacerdote.
A festa de Nossa Senhora da Luz começou na passada segunda feira com o septenário centrado na família. Foram celebrados os dias dos filhos, dos pais e dos avós, por exemplo.
“Apostámos na família porque também a quisemos envolver nesta primeira celebração comunitária” disse ainda o Pe Marco Luciano Carvalho.
O programa integrou simbolicamente a inauguração da nova biblioteca da paróquia dos Flamengos, inserida no complexo pastoral, designada biblioteca Pe Raimundo Bulcão, o sacerdote que durante anos paroquiou neste lugar faialense. A biblioteca reúne o acervo musical da paróquia, com destaque para os temas reunidos e compostos pelo Pe João Goulart Cardoso, algum espólio cedidopor particulares, antigos livros de registos da paróquia e toda a biblioteca particular do Pe Raimundo Bulcão, oferecida à paróquia dos Flamengos.
Nesta preparação para o dia grande da festa estiveram particularmente envolvidos os reitor do Seminário, Pe Hélder Miranda Alexandre, o novo sacerdote, Pe Lima e o novo ecónomo diocesano, Cón. António Henrique Pereira, que estiveram na ilha do Faial para a ordenação sacerdotal, celebrada há uma semana.
A par do programa religioso foi desenvolvido um programa sócio-cultural com música e artistas convidados.
A Igreja dos Flamengos foi a primeira das quatro igrejas faialenses, destruídas pelo sismo, a ser reconstruída. Um projecto que representou um investimento superior a um milhão de euros.