Este ano assinala-se o 30º aniversário da Semana dos Baleeiros
A vila baleeira das Lages do Pico veste-se a rigor este domingo para receber o tradicional domingo de Lourdes, uma festa que se realiza há 133 anos e que este ano é presidida pelo terceirense Pe Dinis Silveira.
A novena preparatória, que começou no dia 19, foi pregada entre outros, pelo sacerdote que se encontra em Roma, a terminar o doutoramento em Direito Canónico, que reflectiu sobre as Obras de Misericórdia corporais e espirituais. Como sempre começou na Igreja do antigo convento de S. Francisco e, no passado domingo passou para a Matriz, com uma grande procissão de velas, que conduziu a imagem da Senhora de Lourdes para a Matriz da Santíssima Trindade; na terça feira, procedeu-se à bênção e inauguração do retábulo da Capela do Santíssimo Sacramento. Este sábado de manhã celebrou-se a última novena com o 33º aniversário da Dedicação da Igreja Matriz, seguindo-se uma procissão para o Caneiro, procissão marítima e regresso à Matriz, sem parar junto do monumento dos baleeiros, como aconteceu nos últimos dois anos.
Trata-se de uma tradição, que vem desde 1883, com a realização de uma procissão marítima onde se presta homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e em que os baleeiros vivos geralmente deixam um testemunho do que era a caça à baleia e a proteção que pediam a Nossa Senhora.
Este domingo haverá a Missa dos doentes ao final da manhã (11h) com a celebração da Santa Unção e às 16h00 será a Solene Concelebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Dinis Silveira. Depois realiza-se a Procissão da Senhora de Lourdes acompanhada por 7 Filarmónicas, todas as do Concelho das Lajes do Pico e uma das Lajes da Terceira. O sermão sobre o bote vai ser pregado pelo Pe. Dinis Silveira.
A par do programa religioso realizou-se um conjunto de atividades culturais e recreativas associadas à Semana dos Baleleiros, uma das festas de verão mais emblemáticas dos Açores, que este ano celebra o seu 30º aniversário.
A Festa de Nossa Senhora de Lourdes é a mais importante do concelho das Lajes, do ponto de vista religioso, e uma das mais antigas dos Açores.
A semana dos Baleeiros realiza-se nas Lajes do Pico de 22 a 28 de agosto de 2016 e tem contado com um vasto programa cultural, desportivo e religioso, de onde se destaca a regata dos botes baleeiros.
(Notícia atualizada às 00h20)