Concerto tem lugar a 4 de setembro e interpreta obras de Antero Ávila, o compositor terceirense que acaba de ser homenageado pela Câmara de Angra
A Orquestra “Pautas de Luz” vai promover um concerto na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz, na ilha Graciosa, no domingo, dia 4 de setembro, após a procissão da padroeira, informa uma nota enviada pelo ouvidor da ilha Graciosa ao Sítio Igreja Açores.
Este concerto será integrado nas Festividades de Nossa Senhora da Luz e terá a participação de coralistas convidados das ilhas de São Jorge e Graciosa, bem como dois solistas oriundos da ilha Terceira – baixo e contralto.
No concerto serão interpretadas obras do compositor açoriano Antero Ávila para coro e orquestra de cordas, transpostas para sopros, bem como obras de outros compositores internacionais, informa a nota.
A Orquestra “Pautas de Luz” foi criada para o 1.º Festival Pautas de Luz, que decorreu em janeiro deste ano, e é constituída por músicos das 4 bandas filarmónicas da Graciosa e terá neste evento, mais uma vez, a direção musical de uma maestrina convidada.
Numa época em que os apoios à cultura escasseiam, a organização deste evento “conta com o apoio de particulares, entre empresários e emigrantes graciosenses, e com o voluntarismo e solidariedade de todos os participantes, os quais aceitaram o convite sem qualquer retribuição monetária” sublinha a nota da ouvidoria.
As Festas de Nossa Senhora da Luz decorrem na freguesia da Luz, na ilha Graciosa, de 2 a 6 de setembro, e terão também a participação de uma marcha popular da ilha de São Jorge.
Recorde-se que esta Orquestra estreou-se em janeiro deste ano com uma iniciativa em Iniciativa no âmbito das comemorações do Jubileu da Misericórdia, envolvendo vários músicos, na altura regidos pela maestrina Marla Monteiro.