Ilha das Flores é apresentada pelo diretor do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja
Contemplar a natureza, conhecer o património religioso e participar nas festas em diferentes regiões do país são propostas do semanário Ecclesia, uma em cada diocese, para tempo de férias.
A última edição de verão apresenta entre os 20 destinos a diocese de Angra, nomeadamente a ilha das Flores, num texto assinado pelo diretor do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, Cónego Ricardo Henriques e que pode ler aqui no Sítio Igreja Açores.
“20 destinos para conhecer Portugal… Uns mais improváveis que outros, mas todos seguramente merecedores de uma visita. Num roteiro por todas as dioceses portuguesas, escolhemos a natureza, o património, os templos e sobretudo as pessoas para lhe propor ‘ir para fora cá dentro…’”, refere o texto de apresentação desta edição.
O texto intitulado “Ilha das Flores, uma marca de Deus” apresenta vários lugares sublimes onde a natureza convida à vivência da fé.
“Silêncio, durante o dia, aliado à sinfonia dos pássaros com raiar da madrugada, é um cenário natural ideal para o encontro com Deus” refere o sacerdote.
No editorial desta edição, Paulo Rocha refere-se ao “humanismo” que marca qualquer visita, a que se faz “a quem está só” como a “finalmente conseguida” a amigos ou sítios de referência,
“Na visita que o turismo sugere, é urgente descentralizar destinos, ter em consideração cada vez mais as periferias e estar permanentemente em saída. Porque o belo não habita apenas a praça conhecida, o templo de celebrações solenes ou os caminhos de rotinas diárias”, refere.
“A paz, o conhecimento e a boa proximidade entre pessoas e comunidades acontece muitas vezes depois de uma visita! Vamos a isso!”, conclui o editorial do semanário Ecclesia, uma edição digital que é retomada no dia 2 de setembro.