Nota Pastoral do bispo de Angra publicada simbolicamente em dia de São Tiago Apóstolo
O bispo de Angra acaba de publicar uma Nota Pastoral na qual apela a todos os diocesanos para se sentirem “corresponsabilizados” pela entrega do jovem diácono Pedro Lima que, no próximo dia 3 de setembro, será ordenado presbítero.
“Convido todos os diocesanos a darem graças a Deus por este dom tão excelente como é um novo sacerdote para a nossa Igreja diocesana” salienta o bispo.
“Igualmente, devemos sentir-nos corresponsabilizados pela generosa entrega do Diácono Pedro concretizada na ordenação sacerdotal”, afirma o prelado, lembrando logo no inicio da sua Nota Pastoral uma passagem do Evangelho «Rogai ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe» (Mt.9,38).
“É riquíssimo o dom de Deus que Ele nos oferece através da ordenação presbiteral do Diácono Pedro, mas igualmente é grande o compromisso que nos é pedido” precisa ainda desafiando as “comunidades cristãs, as famílias, as crianças e os jovens a descobrirem a beleza do ideal de ser Presbítero” e, “na sua oração e formação, a disponibilizarem-se para escutar o chamamento de Jesus Cristo que Ele dirige a cada batizado”.
Referindo-se ao momento da ordenação presbiteral como “tempo de graça”, marcado pela “beleza e ternura de Deus”, D. João lavrador destaca os desafios que se impõem ao futuro sacerdote.
“Uma vez configurado a Cristo, o Bom Pastor, o Diácono Pedro, através da ordenação presbiteral, estabelece um vinculo de comunhão com Jesus Cristo, com o Presbitério e com o Povo de Deus, que o torna inteiramente livre para servir a comunhão e para se entregar de modo singular e sem reservas à missão de santificar, anunciar e governar, como cooperador da ordem episcopal” afirma o bispo de Angra.
A ordenação de Pedro Lima será a primeira a que o novo bispo de Angra preside no arquipélago e decorrerá na Igreja Matriz da Horta, no dia 3 de setembro, pelas 15h00.