Instituto Cultural de Ponta Delgada promove formação na área do restauro e conservação

Iniciativa é dirigida a agentes pastorais na área do património religioso

O Instituto Cultural de Ponta Delgada acolhe nos próximos dias 10, 17 e 24 de Maio, uma acção de formação subordinada ao tema “Preservação do Património da Igreja”, orientada por Marta Bretão.

O curso, que decorre entre as 18h00 e as 20h00, é similar ao que decorreu já no Instituto Histórico da Ilha Terceira e que teve o “maior sucesso” informa uma nota do Instituto enviada ao Sítio Igreja Açores, ressalvando que é uma parceria entre o Instituto Cultural de Ponta Delgada e o Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Um dos objetivos do curso é “Dotar os participantes – párocos, sacristães, zeladores, vigilantes, membros de comissões fabriqueiras, entre outros- de conhecimentos básicos a implementar na rotina quotidiana das igrejas. Identificação e sinalização de situações de risco” refere a nota.

O curso tem uma propina de inscrição de 30 euros para o público em geral ou de 25 euros para sócios dos dois institutos, pessoas com mais de 65 anos ou estudantes,  e as inscrições devem ser feitas no Instituto Cultural de Ponta Delgada, através do telefone 296629598 ou por Email: geral@icpd.pt

Marta Bretão é conservadora-restauradora, formada pela Escola Superior de Conservação e Restauro, em Lisboa (1997). Formadora certificada, com CCP nível V (2002). Formadora do Curso técnico-profissional de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Santa Casa da Misericórdia de Angra, nível III, onde ministrou a disciplina de “teoria e prática de conservação e restauro” (2002-2005). Leccionou no Curso de Especialização Tecnológica de Conservação e Restauro de Madeiras e Mobiliário da Universidade dos Açores, nível IV, as disciplinas de “metodologias de intervenção” e “prática de conservação e restauro” (2008-2010). É desde 2005, gerente / responsável técnica pela empresa Marta Bretão-Conservação e Restauro de Obras de Arte, Unipessoal Lda., na qual coordena uma equipa técnica formada por técnicos com formação específica em diversas áreas de intervenção, bem como a orientação de estágios profissionais em conservação e restauro. Tem vindo a desenvolver inúmeros trabalhos de conservação e restauro do património móvel e integrado da Região Autónoma dos Açores, nomeadamente em instituições públicas (Palácios e Museus), religiosas (Diocese de Angra) e privadas. Conservadora-restauradora certificada pela ARP (Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal).

Scroll to Top