Iniciativa foi desenvolvida em parceria entre o Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte São Jorge e a ouvidoria
Realizou-se no passado dia 22 de abril, na Capela do Solar dos Noronhas, na ilha de S. Jorge, o Encontro “Arte & Património”, promovido pelo Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte S. Jorge Lda., no âmbito das comemorações do seu 16.º aniversário.
O evento, desenvolvido em parceria com a ouvidoria de São Jorge, contou com várias comunicações, a primeira das quais a cargo de Artur Goulart de Melo Borges, coordenador do Inventário Artístico da Diocese de Évora, focando uma série de questões referentes ao inventário de património sacro, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Luís Henriques, investigador do CESEM/Universidade de Évora, referiu os vários métodos e estratégias atualmente utilizados na catalogação e dinamização de arquivos musicais.
A terceira e última comunicação, a cargo de Carla Rego, docente do Instituto Politécnico de Tomar, na área de conservação e restauro, analisou uma série de problemas resultantes de más intervenções de restauro, nomeadamente na pintura e escultura, propondo vários cuidados a ter na sua conservação e manuseamento.
O evento encerrou com a atuação do grupo de música antiga Ensemble Eborensis, que interpretou um programa composto por polifonia e cantochão em Évora no final do século XVI.
Cerca de meia centena de pessoas assistiram ao Encontro, com algumas questões a serem colocadas aos conferencistas no período de discussão que se seguiu às comunicações.
O Encontro “Arte & Património” contou com o apoio do Solar dos Noronhas e da Ouvidoria de S. Jorge.