Bispo de Angra crismou 110 jovens na ouvidoria de Santa Maria
O Bispo de Angra pediu este fim de semana aos jovens de Santa Maria, que receberam o sacramento do Crisma, nas igrejas de Santo Espírito e Matriz de Vila do Porto, que os sacramentos, sendo uma graça, lançam três desafios “doação, comunhão e compromisso”.
“Receber o Espírito Santo é um convite ao amor que se concretiza na doação, na entrega, na comunhão e no compromisso com o outro”, disse D. João Lavrador.
O prelado lembrou aos jovens que apesar de vivermos numa sociedade competitiva, marcada muitas vezes pela indiferença, “é na relação com o outro que nos realizamos”.
“Hoje, pela ação do Espírito Santo podemos começar a construir o paraíso pois o sacramento da confirmação tem este convite: entregarmo-nos responsavelmente dentro da nossa comunidade”, disse o bispo de Angra lembrando que “todos têm vocações diferentes e dons diferentes mas, no essencial, é essa pluralidade que é uma bênção”.
O Bispo de Angra apelou ainda aos jovens para que se “comprometam” para além deste dia.
Ciente de que muitos deixam de participar de forma comprometida depois de celebrarem o sacramento do Crisma, o bispo de Angra sublinhou a importância de, na fase adulta, os jovens continuarem ligados à igreja “como um ato de livre vontade”.
“Uma das marcas da idade adulta é fazermos as coisas não porque nos mandam mas porque queremos e temos a liberdade de decidir”, frisou o prelado deixando o alerta aos jovens para que “tocados pelo Espírito Santo continuem na igreja e nesta relação com Deus”.
“Na pluralidade dos dons temos de ser testemunhas e para o sermos temos de nos empenhar e comprometer”, disse o prelado.
O sacramento do Crisma foi celebrado na ilha de Santa Maria em duas ocasiões: primeiro em Santo Espírito para os jovens crismandos das paróquias de São Pedro, Santa Bárbara e Santo Espírito; depois na igreja Matriz de Vila do Porto para os jovens oriundos da Almagreira, Vila do Porto e Aeroporto.
A celebração deste ano envolveu mais jovens na medida em que no ano passado, devido à doença do anterior bispo de Angra não houve esta celebração.