Cónego José Medeiros Constância vê convite confirmado pela Conferência Episcopal
O Padre açoriano José de Medeiros Constância foi nomeado esta quinta feira assistente nacional do Movimento Por Um Lar Cristão, informa o comunidade da 189ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que terminou hoje em Fátima.
O Movimento Por Um Lar Cristão Movimento por um Lar Cristão (MLC) é um Movimento de espiritualidade conjugal e familiar, cujo carisma se inspira nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré, reflexo da Família Trinitária e modelo perfeito de todas as famílias cristãs.
“É um serviço e um chamamento feito pelos responsáveis laicais a que eu não poderia dizer que não, até porque também foi estimulado pela concordância dos dois bispos que me incentivaram a aceitar este novo serviço”, disse ao Sítio Igreja Açores o Cónego José Medeiros Constância.
O Sacerdote que é o responsável diocesano pela pastoral familiar e foi o coordenador do documento de trabalho enviado pela diocese de Angra no processo consultivo das dioceses para a preparação das assembleias sinodais sobre a família, foi nomeado por três anos.
“Embora o movimento ainda não tenha uma grande expressão na diocese de Angra já há casais ligados a este movimento e eu estarei presente a nível nacional sempre que for necessário”, refere o sacerdote.
“Trata-se de um movimento laical e o sacerdote apenas orienta espiritualmente”, precisa para sublinhar que a pesar de estar numa diocese distante “não deixará de ser uma presença tão constante quanto possível a nível nacional”.
O MLC é um movimento ligado à pastoral familiar, fundado por Monsenhor Joaquim Alves Brás, que depois de ter fundado a Obra de Santa Zita e o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, nos anos 30, para trabalharem a bem da família, sentiu a necessidade de fundar este movimento, em 1962, com a missão de promover a vocação cristã da Família, cimentando no amor os laços naturais que unem as Famílias, para viverem e irradiarem com o seu testemunho de vida, o amor de Cristo pela Igreja, constituindo-se assim em verdadeiras igrejas domésticas.
Implantado em diversas dioceses- Aveiro, Braga, Guarda e Casegas (terra natal do fundador), Coimbra/Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Portalegre/Castelo Branco/Abrantes, Porto e Viseu, e fora de Portugal o Movimento está também implantado em Madrid, e Cabinda/Angola.
Os seus membros procuram atualizar na vida das famílias o espírito e carisma legado pelo seu Fundador: “desenvolver e aprofundar os valores cristãos, na imitação das virtudes da Sagrada Família de Nazaré.
O MLC está estruturado por Dioceses em Núcleos que se reúnem mensalmente para convívio, partilha de vida, reflexão e estudo sobre temas doutrinais, pastorais e de oração.
Além das atividades normais do Movimento, realiza-se, em cada localidade um Retiro Espiritual anual e uma Peregrinação a Fátima, de dois em dois anos, com toda a Família Blasiana (constituída pelas obras fundadas por Monsenhor Alves Brás), para reforço da unidade de espírito eclesial e missão específica.
Os membros de cada Núcleo procuram criar, entre si, laços de sã amizade e confiança mútua, na fé e na caridade cristã, de modo a proporcionar um crescimento humano e espiritual requerendo da parte de todos o respeito profundo pelo modo de ser de cada uma das famílias pertencentes ao Movimento, informa ainda a página do Movimento.
O Movimento por um Lar Cristão é membro da Confederação Internacional de Movimentos de Famílias Cristãs. Esta Confederação, é por sua vez membro consultivo da ONU e do Conselho Pontifício para a Família.