Prioridades do Conselho Presbiteral animam ação pastoral da maior ouvidoria da diocese
O Conselho Pastoral da ouvidoria de Ponta Delgada vai reunir pela terceira e última vez este ano pastoral com as questões sociais como prioridade para o próximo ano pastoral, informa uma nota a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
A reunião que vai decorrer no Centro Pastoral Pio XII, no próximo dia 9 de maio, pelas 20h00, tem por base um documento de trabalho que desafia os conselheiros a refletirem sobre as ações da pastoral social; as iniciativas relativas ao Ano Santo da Misericórdia (capítulo onde se prevê uma avaliação de atividades desenvolvidas) e uma análise às diferentes ações relacionadas com a piedade popular.
No documento enviado às paróquias e conselheiros, o ouvidor sublinha a importância da acção pastoral da ouvidoria estar em consonância com aqueles que são os desafios pastorais diocesanos e, concretamente, no que respeita à pastoral social, sugere-se a possibilidade de um reforço das iniciativas no âmbito da pastoral da saúde e penitenciária por forma a concretizar o principio de uma igreja presente no mundo.
O Cónego José Constância desafia, ainda, os conselheiros a perspetivarem a ligação da ouvidoria às comemorações do Centenário das Aparições em Fátima, depois do sucesso da visita da imagem da Virgem Peregrina à diocese, em geral, e à ouvidoria de Ponta Delgada, em particular.
O Conselho pastoral de ouvidoria é composto por um representante de cada uma das paróquias da ouvidoria e dos movimentos eclesiais, tendo sempre a possibilidade de participarem leigos ou sacerdotes convidados expressamente para o efeito.