Semana de Oração pelas vocações celebrada com Vigília no Seminário de Angra
A Diocese de Angra vai promover uma vigília de oração pelas vocações consagradas no âmbito da Semana de Oração pelas Vocações que a Igreja Católica assinala e que nesta igreja insular se prolonga até 24 de abril.
Num comunicado enviado ao Sítio Igreja Açores, o Serviço Diocesano da Pastoral Vocacional revela que esta vigília terá lugar este sábado, no dia 16 de Abril, pelas 20H30, no claustro do Seminário, em Angra, para além do que cada comunidade poderá e deverá fazer para promover as vocações cristãs.
Para o efeito foram elaborados vários materiais, que têm por base o tema desta semana – “A Igreja mãe de todas as vocações”-, um tema abordado nas mensagens do papa Francisco e do novo Bispo de Angra.
Na mensagem (As vocações germinam na comunidade cristã) o prelado lembra que as “vocações germinam na comunidade cristã” que se deve comprometer por elas.
Nas vocações “deparamo-nos com um primeiro compromisso que pertence à comunidade cristã” refere o bispo de Angra lembrando que “através da formação e catequese, através da celebração litúrgica e através da partilha fraterna, a comunidade tem como último objetivo oferecer a cada cristão a possibilidade de se encontrar com Jesus Cristo vivo que chama e envia em missão.”
E na igreja, o papel do sacerdote “é fundamental no despertar e no acompanhar das vocações”.
D.João Lavrador alerta, por outro lado, para o papel da família do despertar de vocações.
“Os pais e demais membros da comunidade familiar são chamados a oferecer aos seus filhos e familiares uma educação tal que leve a criança e o jovem a reconhecer que deve escutar o chamamento de Jesus Cristo e generosamente responder-Lhe” sublinha o prelado destacando que está é “a maior de todas as exigências educativas para o bem de cada jovem que é convidado a escolher e a responder perante o seu futuro.”
O bispo de Angra deixa, ainda, um apelo aos próprios jovens “que se inquietam por acertar no seu futuro”.
“Só Jesus Cristo nos ama de modo total e perfeito. Só Jesus Cristo conhece o nosso íntimo e sabe despertar em nós o amor para uma resposta que nos orienta para o bem dos nossos irmãos” salienta.
Por isso, prossegue, “que cada jovem se coloque perante a beleza do amor de Jesus Cristo e generosamente aceite o convite que Ele lhe dirige porque sendo um chamamento amoroso tem sempre em vista o bem maior de cada um”.
E conclui: “a força da Igreja está na forma como cada cristão assume a vocação a partir do chamamento divino e se empenha na missão evangelizadora”.
A celebração do 53º dia da oração pelas vocações, no dia 17 de abril, IV domingo da Páscoa, está a ser desenvolvida e coordenada pelo responsável diocesano pela pastoral vocacional, que é também o reitor do Seminário Episcopal de Angra, Pe Hélder Miranda Alexandre.
Na carta enviada a todos os sacerdotes da diocese, o responsável, citando o Papa Francisco, lembra que “o cuidado pastoral das vocações é uma parte fundamental” do ministério sacerdotal.
“Os sacerdotes acompanham tanto aqueles que andam à procura da própria vocação, como os que já ofereceram a vida ao serviço de Deus e da comunidade”, frisa.
Todos os materiais para esta semana estão disponíveis em
http://semanavocacoes2016.blogspot.pt/