Missa da Ceia do Senhor terá seis “apóstolas”
As celebrações do Tríduo Pascal, na Catedral da diocese de Angra, serão presididas pelo Bispo D. João Lavrador, a partir de hoje com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00.
O Tríduo Pascal, centro de todo o Ano Litúrgico, é constituído pela Missa Crismal (celebrada na passada terça feira na diocese de Angra), a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão e Morte de Jesus e a solene Vigília Pascal. A estes momentos, a Catedral acrescentará as horas de Laudes e Vésperas e a Via Sacra.
Este ano haverá a particularidade de o rito de lava pés ser participado por senhoras- seis apostolas-, pertencentes à Confraria do Santíssimo da Sé.
Trata-se de uma novidade resultante de uma modificação da rubrica do Missal Romano sugerida pelo papa Francisco relativa ao lava-pés de Quinta-feira Santa, estabelecendo que a participação no rito não seja limitada só aos homens e rapazes. Esta alteração põe fim ao que vigorava desde 1955, fixado pelo decreto ‘Maxima Redemptionis nostrae mysteria’ que conferia a faculdade de realizar o lava-pés “a doze homens” durante a Missa na Ceia do Senhor, “a manifestar representativamente a humildade e o amor de Cristo pelos seus discípulos”. A partir de agora, o Missal Romano fala nos “escolhidos entre o povo de Deus”, de maneira que os responsáveis pelas comunidades católicas “possam escolher um grupo de fiéis que representem a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus”.
O lava-pés é um gesto que marca a celebração vespertina da Missa na Ceia do Senhor, que o atual Papa tem celebrado (e este ano volta a celebrar) fora do Vaticano: em 2013, numa prisão juvenil, na qual lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas raparigas; em 2014 num centro de reabilitação para pessoas com deficiência e idosos; em 2015 na igreja do complexo prisional de Redibia, em Roma, onde lavou os pés a 6 homens e 6 mulheres e também a uma criança que estava no colo da sua mãe detida.
No dia 25, sexta feira santa, as celebrações começam às 11h00, prosseguem às 15h00 com a celebração da Paixão e às 20h00 a Via Sacra, seguida de procissão.
No sábado, dia 26, às 21h00 será celebrada a Vigília Pascal, transmitida pela RTP A e RTP Internacional e dia 27, domingo de Páscoa, às 11h00 celebra-se a Solenidade da Ressurreição do Senhor.