Clero da Terceira comparece em peso na 23ª assembleia da ouvidoria

Sacerdotes aprovam voto de saudação e agradecimento ao bispo emérito de Angra

A 23ª Assembleia do Clero da ilha Terceira foi uma das mais participadas dos últimos tempos apenas faltando cinco sacerdotes em serviço pastoral fora da região e serviu essencialmente para analisar a visita da Imagem Peregrina à ouvidoria, no passado mês de fevereiro, e acertar prioridades para o próximo ano.

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o ouvidor eclesiástico da ilha disse que foi uma “reunião muito profícua” desde logo “pela elevada adesão do clero” e depois porque “houve um diálogo muito construtivo”.

Segundo o Cónego António Henrique Pereira, os sacerdotes fizeram “um balanço positivo” da visita da Imagem Peregrina, tendo sido sublinhada “a boa organização do programa” que nalgumas zonas “excedeu mesmo as expetativas”. Foi o caso da zona pastoral do Ramo Grande onde a adesão dos jovens, em especial das escolas, “foi muito significativa”.

Os sacerdotes analisaram ainda as duas grandes orientações pastorais que saíram do último conselho presbiteral e delinearam algumas estratégias para as implementar, nomeadamente a que respeita à pastoral social.

Durante a reunião, o novo bispo de Angra esteve sempre presente e, no final, encerrou os trabalhos lembrando que uma das suas prioridades vai ser a reorganização da diocese de forma a facilitar a ação pastoral.

Os sacerdotes da Terceira aprovaram também um voto de saudação ao bispo emérito, D. António de Sousa Braga, pelo seu episcopado e pela forma como esteve sempre presente nesta ouvidoria, “o que acabou por a beneficiar”.

A próxima etapa é a constituição do Conselho Pastoral de ouvidoria de forma à ilha Terceira se fazer representar no Conselho Pastoral Diocesano que se realizará em junho, em São Miguel.

Scroll to Top