XXXI jornada da juventude na ilha Terceira

Jovens vão concluir Ramalhete espiritual para enviar ao Santo Padre

A Pastoral Juvenil na ilha Terceira vai celebrar no próximo fim de semana o Dia Mundial da Juventude, juntando cerca de 30 grupos de jovens, em três grandes momentos: a Vigilia de Oração, na igreja dos Altares, no dia 19, a partir das 21h00 e depois no dia 20, a celebração da Missa de Ramos , na Igreja de São Mateus, durante a qual serão reunidos os contributos de cada grupo para o Ramalhete Espiritual, que será entregue ao Papa Francisco.

A iniciativa está a ser coordenada pelo Grupo de Jovens de São Mateus, que construiu “cinco cadernos de oração”- um esquema de completas baseado na Liturgia das Horas; quatro esquemas de Lectio Divina; quatro esquemas de Via Sacra; dois esquemas de Exposição ao Santíssimo e um esquema de meditação do Rosário- “que foram enviados a todos os grupos de jovens da ilha com o intuito deles rezarem estas orações entre os dias 8 de dezembro de 2015 e 20 de março de 2016”, disse ao Sítio Igreja Açores Nelson Pereira, dirigente do Grupo de Jovens de São Mateus.

No domingo, cada grupo entregará ao  Bispo Diocesano, D. João Lavrador, as orações rezadas,  na Eucaristia comemorativa do dia Mundial da Juventude e, nessa altura, serão contabilizadas e apuradas todas as orações rezadas para que o documento seja posteriormente enviado para o Vaticano.

“A iniciativa envolve os 33 grupos de jovens da ilha Terceira e insere-se também nas atividades anuais da pastoral juvenil da ilha”, precisou ainda o seminarista que lembra que qualquer pessoa pode rezar e enviar para o Grupo de Jovens de São Mateus “esta ou outra oração que tenha rezado com esta intenção dupla do Santo Padre ou do Ano Santo da Misericórdia”.

O Dia Mundial da Juventude centra-se na misericórdia e o cartaz promocional que lhe deu vida é do grupo “Os mensageiros”, das Lajes.

O Cartaz inspira-se numa das 8 bem-aventuranças- “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).

“Ao estudarmos esta Bem-aventurança podemos ver que a Palavra de Deus ensina-nos que a «felicidade está mais em dar do que em receber» (Act 20, 35). Sabemos que o Senhor nos amou primeiro, mas só seremos verdadeiramente bem-aventurados, felizes, se entrarmos na lógica divina do dom, do amor gratuito; se descobrirmos que Deus nos amou infinitamente para nos tornar capazes de amar como Ele nos amou” refere uma nota do Grupo de jovens vencedor a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

O Cartaz apresenta um feixe de luz com o logotipo do Ano Santo da Misericórdia, que representa a abertura do Jubileu, bem com a abertura das Portas Santas pelas dioceses de todo o mundo.

“Pretende também representar uma Igreja de portas abertas, pronta a acolher e acompanhar todos que a ela se dirigem”, explicam os jovens.

Por seu lado, a imagem geral do cartaz representa o momento em que colocaram diante de Jesus uma mulher adúltera que, de acordo com a Lei, tinha cometido uma falta que merecia a morte.

Tal como Jesus não só não condenou a mulher mas convidou-a a percorrer outro caminho, levando os outros (fariseus) a consciencializarem-se de que também eles eram pecadores,  “É preciso reconhecer, com humildade e simplicidade, que necessitamos todos da ajuda do amor e da misericórdia de Deus para chegar à vida plena do Homem Novo”, referem.

“A única atitude que faz sentido, neste esquema, é assumir para com os nossos irmãos a tolerância e a misericórdia que Deus tem para com todos os homens”, acrescentam os jovens mostrando a catequese que há no cartaz.

O programa do domingo de Ramos, em São Mateus começa às 9h00, com a concentração dos grupos no Porto de Pescas de S. Mateus; 10h15 Procissão de Ramos e 11h00 Eucaristia na Igreja Paroquial de S. Mateus. A jornada prossegue com um almoço partilhado e, da parte da tarde, serão desenvolvidas várias atividades e jogos.

Scroll to Top