Anabela Borba destaca qualidades do novo prelado
A presidente da Cáritas diocesana disse esta terça feira que as expetativas relativas à nomeação de D. João lavrador “são muito favoráveis”.
“Tem-se mostrado muito próximo da realidade açoriana, muito próximo da Pastoral Social, nomeadamente da Cáritas” disse Anabela Borba ao Sítio Igreja Açores.
“ Sabemos que D. João tem como preocupação o todo da Diocese e o todo da Pastoral o que nos permite encarar com otimismo e com esperança o novo ciclo”, precisou.
A dirigente da Cáritas deixou uma palavra de reconhecimento a D. António Braga, que “foi um homem muito próximo, também, a interagir muito com todos os organismos da pastoral mas fez o seu tempo”.
“Estou em crer que D. João está preocupado, de facto, com esta unidade da diocese e também com a unidade da pastoral, isto é, três grandes dimensões da pastoral na nossa diocese, do serviço, da celebrativa e da evangelização”. E, portanto, “é nesta unidade que se pode construir mais igreja e ser uma igreja mais interventiva para uma ação no mundo”, refere Anabela Borba.
“De facto, só com gente responsável, esclarecida, formada, podemos responder àquilo que é o desafio da igreja em estar nas diferentes comunidades, em estar próximo daqueles que precisam mais da sua ação nomeadamente as pessoas mais fragilizadas da sociedade”, conclui.