Bispo Coadjutor prossegue catequeses na novena dos Espinhos em Ponta Delgada
O Bispo Coadjutor de Angra apelou esta terça feira aos cristãos para que abandonem o seu “tradicionalismo” e se “deixem inundar do espirito da água batismal” para operar uma “verdadeira mudança no mundo”.
Na quinta catequese proferida na Novena dos Espinhos, uma festa anual da quaresma no Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, o prelado convidou os cristãos a “viver e testemunhar a vida nova do batismo”.
É através dela que “somos limpos do pecado”, disse D. João Lavrador e esta “renovação” tem de ter implicações a três níveis: no próprio “que deve saborear a diferença que é ser cristão pelo batismo”; na comunidade que deve empenhar-se em ir ao encontro do outro e no mundo procurando “a transformação” para “além do nivelamento do homem como se estivesse condenado a ficar na mediocridade”.
“Nós batizados, cristãos, temos este desafio: porque somos diferentes temos de fazer diferente”, disse o prelado.
“Viver e testemunhar a vida nova do batismo é estar sempre disponível para a missão de transformar o mundo”, concluiu o Bispo Coadjutor de Angra lembrando que “nenhum cristão pode ficar preso à sua circunstância e ao seu tradicionalismo”.
A Novena dos Espinhos, uma das três festas organizadas no Santuário do Senhor Santo Cristo prossegue até ao fim de semana.