Celebração do Adeus marcada pela emoção
A Ilha Graciosa despediu-se em peso da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que desde o passado dia 18 se encontrava na ilha Branca para uma visita de três dias, durante os quais a ilha esteve mais unida ao Santuário de Fátima.
Foram momentos de “muito emotividade” e de “grande participação dos fieis” referem os responsáveis eclesiásticos da ilha, que aproveitou também o facto de ser o Bispo de Angra a acompanhar a esta peregrinação para se despedir de D. António de Sousa Braga.
Segundo uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores “foi a última vez que o prelado visitou a ilha enquanto bispo titular da Diocese” e por isso “quisemos expressar a nossa gratidão simbolicamente”.
A celebração do adeus, no domingo ao fim da manhã foi particularmente “forte” com os Graciosenses, a oferecerem ao Bispo de Angra um ramo de flores como forma de reconhecer “o trabalho desenvolvido ao serviço da igreja nos últimos19 anos”, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Durante a celebração a que presidiu, D. António de Sousa Braga que acompanhou a Virgem Peregrina nas ilhas de Santa Maria, Pico, São Jorge e Graciosa exortou os presentes a serem “misericordiosos” pois a “igreja tem de ser o rosto misericordioso de Deus no mundo e não apenas uma empresa de eventos”.
As celebrações deste domingo foram animadas pelos grupos corais de Nossa Senhora do Guadalupe e São Mateus da Praia.