Imagem estará uma semana na ilha Terceira, a partir deste domingo
A Imagem de Nossa Senhora de Fátima começa a cumprir a última etapa da sua peregrinação na diocese de Angra, justamente na ilha Terceira onde, no domingo, se despedirá dos Açores, numa celebração na Sé Catedral presidida pelos Bispos de Angra e Coadjutor de Angra, D. António de Sousa Braga e D. João Lavrador.
“Esta visita de uma semana está programada nos mesmos moldes em que decorreu nas outras ilhas, pois somos uma ouvidoria como as outras” disse ao Sítio Igreja Açores o Cónego António Henrique Pereira.
“Cumpriremos o que está definido nas orientações diocesanas de pastoral e que nos remetem para a permanência da imagem nas igrejas jubilares das várias zonas pastorais em que está dividida a ouvidoria”, precisou ainda o sacerdote que para esta organização conta com o especial envolvimento e colaboração do Movimento da Mensagem de Fátima, cuja sede diocesana está na Terceira. De resto, o Movimento organizará vários momentos de oração nas quatro igrejas onde a Imagem estará presente, a saber, a Matriz da Praia, onde entra; a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta; Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Angra e Sé de Angra do Heroísmo.
Apesar desta colaboração, será cada zona pastoral a dinamizar as principais celebrações “que envolverão sempre os movimentos, os jovens, os idosos e os doentes”, adiantou ainda o Cónego António Henrique Pereira.
“Optamos por este modelo porque considerámos que este é um momento em que as pessoas devem ir ao encontro de Nossa Senhora e não o contrário”, disse o sacerdote. A Imagem é peregrina mas “são as peregrinações que devem convergir para os lugares onde ela se encontra”, reforçou.
Por isso, “esperamos que seja um momento de verdadeiro encontro com a mãe e, sobretudo, com Jesus” destacou ainda sublinhando que “esta é uma boa oportunidade de conversão e de aproximação a Deus e não fique apenas por uma vivência superficial, sentimentalista e emotiva, que é sempre um risco que se corre”.
Por vezes “temos as igrejas cheias neste momento e ainda bem mas é preciso também que assumamos um compromisso mais prolongado. A festa de Nossa Senhora não termina com a saída da imagem”, conclui o sacerdote exortando a uma maior “continuidade” na expressão e manifestação de fé dos terceirenses.
A Imagem chega à Terceira este domingo, a meio da tarde e do aeroporto das Lajes seguirá diretamente para a Igreja Matriz da Praia onde será recebida pelas 18h00, com a celebração do sacramento da Reconciliação. Para este dia estão previstas peregrinações de várias paróquias nomeadamente São Sebastião, Fonte do Bastardo, Porto Martins, Cabo da Praia, Casa da Ribeira e Santa Cruz. Os vários momentos de oração estarão a cargo da Legião de Maria e ás 21h30 será celebrada uma Eucaristia com os peregrinos, prosseguindo uma vigília mariana com jovens desta zona pastoral. (ver programa)