Neste ano santo são jubilados um bispo e sete sacerdotes do clero açoriano
Um bispo – D. Arquimínio Rodrigues da Costa- e sete sacerdotes diocesanos celebram esta ano os seus jubileus de ordenação, numa festa que se realizará no dia 3 de junho, na Solenidade do Coração de Jesus -Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero- no Centro Missionário dos Dehonianos, em Ponta Delgada.
“São já uma tradição consagrada o acolhimento e o compromisso comunitário dos dehonianos em promover esta festa anual dos sacerdotes, o que agradecemos de coração” refere o Bispo de Angra numa carta convite enviada a todo o clero diocesano, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
“É uma maneira de estarmos todos juntos, pelo menos uma vez por ano e em dia tão significativo para os sacerdotes” sublinha D. António de Sousa Braga reforçando esta comemoração num ano “tão especial como este da Misericórdia”.
Entre os jubileus assinalam-se este ano os 40 anos de Ordenação Episcopal de D. Arquimínio Rodrigues da Costa, Bispo Emérito de Macau, açoriano, residente em São Mateus do Pico.
O decano jubilado este ano será o Pe José Fernandes Medeiros, natural do Faial da Terra (S. Miguel) que comemora este ano 60 anos de ordenação sacerdotal.
Celebram 50 anos anos de ordenação sacerdotal os padres António José Pimentel Cassiano, natural das Furnas (S. Miguel), residente em Vila Franca do Campo; Norberto da Cunha Pacheco, natural de Vitória (Graciosa), residente na Ribeira Seca (S. Miguel), e Vasco Silva de Castro Parreira, natural de S. Pedro (Angra), residente na freguesia da Sé (Angra).
Já as bodas de prata sacerdotais serão assinaladas pelos padres José Francisco Correia de Sousa, de Capelas (S. Miguel), residente cm Angra; Manuel da Silva Galvão, natural de Santa Bárbara (Ribeira Grande), residente na Ribeira Grande (S. Miguel) e Maximino da Silva Medeiros, natural de Santa Bárbara (Ribeira Grande), ordenado em Diamantina (Brasil) e residente nas Feteiras (S. Miguel).