Párocos de Angra promovem Catequese para Adultos

O envolvimento dos sacerdotes responsáveis pelas paróquias da cidade é uma novidade. Ao todo são 35 sessões para completar a formação inicial cristã dos adultos.

Arranca este mês de Janeiro, na zona pastoral de Angra do Heroísmo, a Catequese para adultos, que pela primeira vez será assegurada pelos sacerdotes responsáveis pelas paróquias da cidade património.

 

Além  desta novidade há, ainda, mais duas: é adotado um catecismo próprio e estão previstas três celebrações na Catedral de Angra, presididas pelo Bispo de Angra, com o rito litúrgico para o tempo de preparação dos candidatos à confirmação.

 

Normalmente, o itinerário de iniciação cristã em Portugal é feito através das catequeses paroquiais da infância e da adolescência, com a duração de 10 anos. Porém, alguns cristãos não chegam a completar essa iniciação cristã, e pedem para serem crismados já em idade adulta.

 

Os documentos da Igreja referem que a “catequese acompanha cada etapa da vida dos cristãos e das suas comunidades, e não se destina apenas a crianças ou adolescentes”.

 

Afirmam, ainda, explicitamente que a “Catequese de Adultos deve ser sempre a catequese de referência, e sem a qual todas as outras são insuficientes”.

 

Estas catequeses, que agora se iniciam, terão como catecismo o livro “Catequeses para a confirmação e a eucaristia”, da autoria de José Leão Cordeiro, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Nele estão previstas 35 catequeses, adaptadas do ritual de iniciação cristã de adultos, tendo como conteúdo a Bíblia, Deus, Jesus Cristo, a Igreja, o Baptismo, o Espírito Santo, a Confirmação e a Eucaristia.

 

Nesta zona pastoral existem já implementadas as catequeses para o batismo e para o matrimónio.

 

O Bispo de Angra presidirá na Catedral aos ritos de entrega da Bíblia, da Oração dominical e do Símbolo aos catequizandos, manifestando assim a ligação que existe entre o anúncio que acontece na catequese com a celebração comunitária que se realiza na liturgia.

 

As sessões têm lugar todas as quintas-feiras, das 20h00 às 21h30, na Casa das Obras Católicas, em Angra do Heroísmo.

Scroll to Top