D.João Lavrador preside à Eucaristia de acolhimento da imagem da Virgem Peregrina em Ponta Delgada
O Bispo Coadjutor de Angra afirmou, este sábado à noite, em Ponta Delgada, que a igreja para ser “pioneira” na renovação que a sociedade precisa tem de encarar “a missão como serviço”.
“Nós hoje estamos num momento em que somos convocados para um grande desafio: a missão e a missão da igreja é servir”, disse D. João Lavrador.
“Este é o exemplo que temos de dar- sacerdotes, consagrados, leigos- procurando abandonar os nossos egoísmos, os nossos preconceitos e o nosso individualismo, colocando-nos ao serviço dos outros sobretudo dos mais pobres”, precisou o prelado durante a Eucaristia a que presidiu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que desde ontem e até dia 2 de fevereiro vai acolher a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, na visita à ouvidoria de Ponta Delgada.
Centrado no Evangelho e pedindo aos açorianos que façam como Nossa Senhora, o Bispo Coadjutor lembrou que a Igreja “não é uma peça de museu mas um corpo vivo” e para “ser verdadeira testemunha todos os seus membros têm de se comprometer”, cada um no seu ministério.
“Não há igreja viva sem pessoas comprometidas”, sublinhou o prelado que tem acompanhado a visita da Imagem Peregrina em todas as ouvidorias da ilha de São Miguel e tem aproveitado estes momentos para fazer uma pedagogia do compromisso.
“Não podemos querer que a sociedade mude e se renove e depois nós ficarmos fechados em comportamentos antiquados e egocêntricos, com ideias ultrapassadas” alertou D. João Lavrador.
“ A igreja tem de ser um despertador da sociedade e para isso tem de liderar a renovação” disse ainda o prelado “pois só assim contribuiremos para rasgar uma nova etapa da história cumprindo aquilo que Jesus quer ou seja uma sociedade mais justa e mais fraterna”.
“Esta é a mensagem que nos traz Nossa Senhora de Fátima” frisou D. João Lavrador que aproveitou, uma vez mais, a oportunidade para pedir às famílias para ajudarem os filhos a descobrir a sua vocação.
“Vós tendes essa responsabilidade e não a enjeiteis porque só assim contribuem para a verdadeira felicidade. Quem não descobre a sua vocação e consequentemente a sua missão nunca encontrará a felicidade”, sublinhou o Bispo Coadjutor de Angra.
“Nós vivemos num mundo de aparências, que lida com a superficialidade das coisas. Nós cristãos não podemos cair na mesma tentação” disse D. João Lavrador lembrando que o Evangelho “pede-nos para fazer diferente: aqueles que conhecemos Jesus Cristo temos uma especial missão e não nos devemos distrair”.
“Nesta celebração de hoje temos de sair daqui com a intenção de nos comprometermos: nós podemos fazer como Nossa Senhora e sermos sempre melhores”.
Aliás, D. João Lavrador deixou, ainda, um apelo ao sentido comunitário dos cristãos: “ só em comunidade experimentamos o amor; ninguém ama individualmente” e Deus “ensinou-nos isso com o seu amor trintário”. No entanto, alerta : “a comunidade precisa de se alimentar e de crescer e isso só se faz a partir de um verdadeiro compromisso”.
“Vamos eliminar os obstáculos que nos impedem de fazer comunidade e contribuir para uma nova etapa”, concluiu o prelado.
A Imagem da Virgem Peregrina permanecerá na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, até dia 2 de fevereiro, altura em que inicia um novo périplo, nas ilhas do grupo Ocidental- Flores e Corvo.