Cantar às Estrelas é uma tradição que extravasa esta ouvidoria
A Festa de Nossa Senhora da Estrela, na Ribeira Grande, é uma das mais concorridas de todas de entre as festas da ouvidoria da Ribeira Grande.
Além da parte religiosa, a própria Câmara Municipal associa-se à festa através da iniciativa “Cantar às Estrelas”, que já se tornou num cartaz obrigatório.
A Festa em honra de Nossa Senhora da Estrela, padroeira do concelho, na Igreja Matriz da cidade da costa norte da ilha de São Miguel, começa com uma missa votiva no dia 31 de janeiro, pelas 18h30; terá um tríduo preparatório com pregação entre terça feira, dia 2 e quinta feira dia 4, com inicio sempre agendado para as 20h00. No Sábado, dia 6 de fevereiro, às 18h30 é celebrada Missa com vésperas solenes e no domingo, dia principal da festa, há alvorada e procissão; segue-se uma eucaristia às 11h00 e outra às 17h00, com a bênção das Alampadas e Te Deum.
Mas é na segunda feira, dia 1 de fevereiro, pelas 19h00, que a festa ganha um brilho especial com a realização da procissão, com a Imagem de Nossa Senhora da Estrela e a festa Cantar às Estrelas, que terá lugar na Praça do Município.
O Cantar às Estrelas é uma tradição com origem pagã, associada à ideia de fertilidade, que resiste com o apoio das câmaras municipais. No caso da Ribeira Grande é mesmo a padroeira do concelho e portanto, a festa tem uma dimensão cultural mas sobretudo religiosa.
O culto a Nossa Senhora da Estrela está tradicionalmente associado às boas sementeiras e pescarias. Os cânticos às estrelas são muito diversificados, tendo apenas em comum a devoção a Nossa Senhora. Acresce que esta festa encerra também o período das celebrações do Natal.
O Cantar às Estrelas não se resume à Ribeira Grande, estendendo-se a outros concelhos de São Miguel, onde começou por ser uma manifestação espontânea de grupos de homens, que hoje se alargou a grupos maiores, com mais instrumentos e incluindo também mulheres e crianças.
Em Vila Franca do Campo vários grupos de cantares vão percorrer na noite de 1 para 2 de fevereiro, a partir das 21hÒ0, a principal rua do concelho, entoando canções tradicionais desta época festiva, culminando com uma Cantata Monumental no Largo do Município.
Na Lagoa, a partir das 20h30, muitas centenas de pessoas vão honrar a Noite das Estrelas na Praça de Nossa Senhora do Rosário. Esta será uma noite dedicada a esta tradição, organizada pela Câmara Municipal da Lagoa e que, ano após ano, tem cativado mais adeptos e mais grupos participantes que encerrarão, deste modo, as festividades natalícias. Também em Ponta Delgada a tradição mantém-se desde 1997, através de uma iniciativa promovida pela autarquia, que junta dezenas de cantadores.