Portugal associa-se a iniciativa mundial que mobiliza milhões de pessoas, mas na diocese de Angra não haverá a habitual celebração ecuménica em Ponta DelgadaOs cristãos de todo o mundo celebram a partir de hoje a semana de oração pela unidade, considerada a maior iniciativa ecuménica anual, que se assinala com várias iniciativas também em Portugal.
A celebração ecuménica nacional vai decorrer este ano na igreja Presbiteriana da Figueira da Foz e conta com a participação dos hierarcas das Igrejas, no sábado, pelas 15h00.
Em Lisboa, vigília ecuménica jovem decorrerá nesse mesmo dia, na Igreja de Santa Joana Princesa, a partir das 21h30.
A Comissão Ecuménica Diocesana do Porto promove hoje uma celebração na Igreja Metodista do Mirante, na Praça Coronel Pacheco, às 21h30, durante a qual vai ser lançado o ‘Roteiro Ecuménico de Oração’, com propostas ecuménicas para o ano 2016.
No Algarve, será a Sé de Faro a acolher representantes das várias Igrejas cristãs do Algarve num momento de oração marcado para sábado, às 16h00.
Em Aveiro, a oração ecuménica vai realizar-se na igreja da Misericórdia, no centro da cidade, esta terça-feira, às 21h15.
Na diocese de Angra, “por razões variadas” a habitual celebração ecuménica, juntando as igrejas cristãs presentes nos Açores, concretamente a Presbiteriana, não se realizará no domingo dia 24. No entanto, o Movimento dos Focolares, ligado ao ecumenismo e organizador desta cerimónia nos últimos 10 anos assegura que “é desejo poder vir a ser celebrado um momento de oração pela unidade dos cristãos ainda durante o ano de 2016”. Sem avançar certezas mas “com um profundo desejo”, a responsável pelo movimento nos Açores, Maria José Amaral, disse ao Sítio Igreja Açores que “irão desenvolver todos os esforços nesse sentido, sem termos no entanto qualquer data marcada”.
O tema do oitavário, ‘Chamados a proclamar as maravilhas do Senhor’, inspirado na Primeira Carta de São Pedro, é proposto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.
Os textos do guião foram preparados por um grupo de representantes de diversas regiões da Letónia, por iniciativa do arcebispo católico de Riga.
No próximo dia 25, o Papa Francisco vai presidir na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, a um momento de oração para o qual estão convidados representantes de todas as Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana.
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
A semana de oração vai estar em destaque nas emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, entre segunda e sexta-feira (22h45 hora de Lisboa).
CR/Ecclesia