Permanência será até segunda feira, dia 18
O Ouvidor do Nordeste pede que durante o acolhimento à imagem de Nossa Senhora de Fátima os nordestenses “abram o coração e se predisponham a viver, solenemente, este grandioso acontecimento da nossa Fé”.
A Imagem entrou na ouvidoria esta sexta feira à noite e sairá na segunda feira, permanecendo estes dias na Igreja Matriz de São Jorge, que é a igreja jubilar.
Os responsáveis receberam a imagem nos Fenais da Ajuda e daí partiram em cortejo automóvel, pela estrada regional, rumo à Vila do Nordeste. À chegada, realizou-se uma procissão de velas no início da rotunda, em direção à Igreja Matriz de Nordeste onde a Imagem foi acolhida na primeira grande celebração.
Para os dias de permanência da Imagem, a ouvidoria organizou sessões temáticas. Este Sábado, a oração faz-se em torno do tema “Maria Mãe da Eucaristia” e durante todo o dia registaram-se momentos de oração, primeiro com a pastoral sócio-caritativa, depois a catequese. De salientar que da parte da tarde, as crianças da catequese representaram as Bodas de Caná e as aparições de maio.
A tarde termina com a celebração da Eucaristia, onde cada paróquia reflete cinco minutos sobre cada uma das obras da misericórdia.
No domingo, o tema do dia será “Nossa Senhora, Saúde dos Enfermos” e os primeiros a animar as horas de oração serão os romeiros. Segue-se a equipa da pastoral familiar e depois a exibição de um vídeo sobre a Santa Unção.
Às 11h30, haverá a Celebração Eucarística com administração do Sacramento da Santa Unção, presidida pelo Bispo Coadjutor de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador.
Durante a tarde prosseguem os momentos de oração de que se destacam as animações pelas religiosas consagradas, presentes na ouvidoria, as Irmãs Vitorianas e as Doroteias.
Na segunda feira, último dia da peregrinação da Imagem no Nordeste, o tema da oração é “Maria, Mãe do Sacratíssimo Rosário”.
Ao meio dia e meia haverá a meditação do Rosário e às 16h00, a Imagem partirá rumo à Pedreira, até à Igreja Paroquial. Aí permanecerá cerca de 5 minutos para receber a homenagem da população com um breve cântico e meditação no adro da respetiva Igreja.
Depois de percorrer cada uma das paróquias, presume-se que a imagem chegue à Salga por volta da 18h00m, terminando nessa Paróquia a visita da Imagem Peregrina à Ouvidoria de Nordeste.