Diretor do Serviço de Liturgia espera adesão de todas as ilhas
A IV Peregrinação Anual Diocesana de Acólitos, promovida pelo Serviço Diocesano da Pastoral Litúrgica realiza-se de 1 a 3 de julho, na ouvidoria da Lagoa, na ilha de São Miguel.
A iniciativa, inserida no âmbito do Multi-festival de juventude Zarpar (que este ano realiza a segunda edição), visa “aproximar e dar formação” aos acólitos da diocese de Angra.
O tema da IV peregrinação é inspirado no novo livro do Papa Francisco e intitula-se “O nome de Deus é Misericórdia”, adiantou ao Sítio Igreja Açores o responsável pelo Serviço Diocesano de Liturgia, Pe Marco Luciano.
O encontro que, regressa a São Miguel, depois de se ter realizado nesta ilha na segunda edição (Mosteiros) e de ter tido lugar no Pico e no Faial, vai manter o formato da última edição tendo três grandes módulos: um de iniciação, destinado aos jovens acólitos, onde se ministram conhecimento sobre as alfaias litúrgicas; as oficinas temáticas destinadas a acólitos mais velhos e a parte das celebrações, onde podem pôr em prática os conhecimentos adquiridos.
“Estes módulos, por assim dizer, têm corrido bem e por isso vamos manter o mesmo esquema”, disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Marco Luciano lembrando que este encontro vai contar com a presença do Diretor Nacional do Serviço de Acólitos, Pe Luís leal, do Patriarcado de Lisboa.
“A nossa expetativa é que tenhamos ainda mais gente que no último ano” disse o sacerdote, frisando que no ano passado tiveram acólitos de cinco ilhas- São Miguel, Pico, Faial, Terceira e São Jorge.
“Esperamos que este ano tenhamos todas as ilhas representadas porque este é um momento formativo importante que depois lança a semente para os encontros anuais de acólitos ao nível de ilha que são importantes para a captação de novos elementos”, acrescentou.