Formação para Ministros da Comunhão na Ouvidoria de Ponta Delgada

Realiza-se entre 7 e 9 de janeiro e procura aprofundar o significado eclesial deste Ministério.

A Ouvidoria de Ponta Delgada vai realizar nos próximos dias 7,8 e 9 de janeiro uma formação destinada aos Ministros da Comunhão, novos e antigos, que visa “aprofundar o significado eclesial deste Ministério e definir as tarefas que estão a cargo do Ministro Extraordinário da Comunhão”, segundo consta de uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

De acordo com esta nota da Ouvidoria de Ponta Delgada, a formação destina-se a todos os Ministros da Comunhão da Ouvidoria e será ministrada pelos Padres José Constância, Ouvidor; Paulo Borges, responsável pelo Serviço Diocesano de apoio à Pastoral da Saúde e Nemésio Medeiros, pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.

 

No primeiro dia a formação incide sobre o significado eclesial do Ministério e as tarefas do Ministro da Comunhão, sendo o formador o responsável pela Ouvidoria de Ponta Delgada.

 

No segundo dia, 8 de janeiro, a formação estará a cargo de Paulo Borges que irá aprofundar o papel do Ministro da Comunhão no acompanhamento espiritual aos docentes domiciliados.

 

O último dia será dedicado à preparação litúrgica dos novos ministros e recondução dos antigos, o que acontecerá no dia 19 de janeiro, na Eucaristia da Igreja Matriz de Ponta Delgada que assinala a Festa do padroeiro São Sebastião.

 

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo suprir uma necessidade da igreja, atribuindo ao ministro extraordinário o desempenho de várias atividades entre elas a de ministrar a Sagrada Comunhão a si e aos outros fiéis, quando necessário, durante a Santa Missa; levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residências, lares, e aonde a caridade cristã exigir a sua presença; presidir ao culto eucarístico na ausência do sacerdote; irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora e formar a comunidade cristã através da Palavra de Deus, despertar-lhe a fé e prepará-la para celebração eucarística.

Scroll to Top