Pe João Chaves foi o convidado das celebrações
No passado dia 3 de Janeiro, a Matriz da Horta assinalou a festa do seu Titular, o Santíssimo Salvador, tendo presidido à celebração o Pe João Chaves, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, tendo participado, igualmente, todo o clero da ilha, confrarias, autoridades civis, militares e paramilitares.
Antes da celebração litúrgica, o Grupo de Cantares Ilha Azul realizou uma pequena Cantata ao Santíssimo Salvador, interpretando alguns cânticos populares alusivos à época natalícia. A celebração contou também com a participação do Grupo Coral Litúrgico da Matriz, acompanhado por uma pequena orquestra de sopros.
No final da celebração, o Pároco da Matriz e Ouvidor da Horta, Pe Marco Luciano, manifestou a sua “alegria” pela celebração em mais um ano da festa patronal do Santíssimo Salvador.
“Celebrar a festa do Padroeiro é celebrar a Comunidade que caminha à luz da fé, iluminada pelo Menino de Belém que nos convida a seguir o outro caminho”, disse o sacerdote sublinhando que ao celebrar a festa do titular no dia da Solenidade da Epifania, “somos convidados como os Magos a reconhecer no presépio de Belém o nosso Redentor, pois só Ele é capaz de nos transformar para sermos no mundo instrumentos da Misericórdia e Libertação junto dos nossos irmãos”, disse.
A Festa do Santíssimo Salvador é uma das mais emblemáticas da cidade da Horta.