Alunas da escola Básica António dos Santos Botelho vencem concurso de selo para assinalar centenário de A Crença

Jornal da Paróquia da Matriz de Vila Franca assinala 100 anos no sábado

Duas alunas da Escola Básica António dos Santos Botelho, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, são as vencedoras do concurso de ideias para o selo que assinala o centenário do jornal A Crença.

O selo foi lançado esta tarde na escola, na presença da comunidade educativa, da direção do jornal e dos CTT.

Carolina Carreiro inspirou-se no ilhéu de Vila Franca do Campo, ex libris do concelho e Matilde Moniz sublinhou a importância de se lerem jornais, em especial A Crença. Ambas são alunas da escola António dos Santos Botelho e na altura da conceção do selo frequentavam o 4 e 2º anos respetivamente.

O desafio de envolver as escolas do concelho neste projeto partiu da Comissão Organizadora do Centenário, presidida pelo Pe José Borges, que é também o responsável da Fábrica da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, proprietária do jornal.

No lançamento do selo oficial desenhado pelo professor João Teixeira, a responsável pelos Correios, Fátima Albergaria, lembrou que os Correios tal como a Crença servem de suporte à difusão de mensagens, os primeiros por transportarem cartas e o jornal através da notícia.

Os CTT criaram uma bolsa filatélica com o fax simile dos selos editados por esta ocasião e com uma imagem dos cinco diretores do jornal, tudo na contracapa de uma reprodução do primeiro número de A Crença, publicado a 19 de dezembro de 1915.

O seu atual diretor, Pe António Cassiano, fez também uma comparação entre o jornal e as cartas que, além de informarem servem para ser recordados.

“As cartas vão para longe e o selo da Crença também há de chegar mais longe, tal como o jornal, que queremos chegue a mais pessoas. Quando crescerem não se esqueçam de ler A Crença” disse o Pe António Cassiano.

O Jornal A Crença celebra no próximo sábado o seu centenário com uma conferência do pe José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e ex Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que tem lugar no Salão da Igreja Matriz de Vila Franca, pelas 20h00.

 

Scroll to Top