7ª Edição da noite de Reis em Angra

Igreja Paroquial de São Bartolomeu de Regatos celebra a Epifania dos Reis a 4 de Janeiro, às 20h00, com Eucaristia e um sarau cultural.

A comunidade paroquial de São Bartolomeu de Regatos, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, vai celebrar no próximo dia 4 de janeiro a Epifania dos Reis, com a celebração de uma eucaristia, em que participarão as várias forças vivas da freguesia, seguindo-se depois um sarau cultural.

A Eucaristia será presidida pelo moderador da zona pastoral da periferia de Angra, Pe Ricardo Henriques e animada pelos grupos culturais da freguesia, segundo uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso.

A celebração terá o seu início com o cantar ao menino pelo Grupo de Reis da  Filarmónica do Espírito Santo da Casa do Povo e os cânticos da celebração da eucaristia estarão a cargo do Grupo Coral da paróquia e do Grupo de Jovens XTO.

A apresentação das oferendas será feita em formato de dança pela Academia de Dança de S. Bartolomeu e o cântico da Comunhão será executado pelo Grupo Folclórico e etnográfico «Memórias da nossa gente», ficando o momento de ação de graças assegurado pelos cantadores e tocadores.

Depois da bênção e do final da Eucaristia, segue-se o sarau cultural com a apresentação e atuação dos grupos: Grupo Folclórico e etnográfico «Memórias da nossa gente», Grupo Coral, Grupo de Violas da Junta de Freguesia, Filarmónica do Espírito Santo da Casa do Povo, Cantadores João Ângelo e José Eliseu e tocadores José Domingos e António Cardoso, Grupo de Jovens XTO e Academia de Dança de S. Bartolomeu.

Esta comunidade assinala assim o dia de Reis que, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de «uns magos» que, segundo o hagiológio foram três Reis- Belchior, Gaspar e Baltazar-, vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.

Scroll to Top