Secretariado dos Cursilhos de Cristandade satisfeito com “elevada” participação de cursistas “mais novos”

Media etária dos cursistas da Terceira baixou

O Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade está “muito satisfeito” com o envolvimento de “cursistas mais novos” nos dois últimos cursilhos que se realizaram na ilha Terceira entre 29 de outubro e 1 de novembro e 5 a 8 de novembro, homens e mulheres, respetivamente.

“A média etária dos cursistas baixou significativamente e isso deixa-nos esperançados pois quanto mais cedo se envolverem mais cedo também iniciam a sua caminhada e podem usar na sua vida os ensinamentos de um cursilho”, disse ao Sítio Igreja Açores a responsável diocesana do Movimento , Benvinda Borges.

No total participaram 42 novos cursistas- 16 homens e 26 mulheres- que durante três dias iniciaram um percurso espiritual novo neste Movimento, que há mais de 50 anos está presente na diocese de Angra.

“Os testemunhos foram muito vivos e as pessoas envolveram-se muito o que também nos deixa satisfeitos porque significa que a mensagem passou e agora há que ver os seus frutos em cada dia e em cada ambiente onde os cursistas se movem”, sublinhou Benvinda Borges, lembrando que este é o grande lema dos cursistas “procurar atuar no seu ambiente natural seja na família, no trabalho, na vida social”.

Este ano os dois cursilhos – o de homens foi o 195º e o das senhoras o 190º realizados na diocese- tiveram uma novidade. Para além da habitual clausura foi celebrada uma eucaristia de ação de graças que contou com a participação de familiares e amigos dos cursistas, reunindo na Igreja do Colégio, em Angra, mais de 400 pessoas.

“Superou todas as nossas expetativas e ficámos por isso muito contentes porque Angra era dos poucos sítios onde esta missa não era realizada” precisou Benvinda Borges.

Os cursilhos tiveram como reitores João Freitas e Teresa Valadão e assistentes espirituais os Padres Hélder Miranda e Marcos Mirando, nos homens e Júlio Rocha e Adriano Borges, nas senhoras, para além do envolvimento de vários dirigentes leigos, responsáveis pelos rolhos que são desenvolvidos ao longo do cursilho (8 orientados pelos sacerdotes e 9 pelos leigos).

Esta sexta feira decorrerá uma Ultreia de apresentação de senhoras e o ritmo dos trabalhos do movimento “é o normal” ou seja, as escolas de formação e os encontros temáticos mensais. Simultaneamente o Movimento tem previstas duas recoleções- no Natal e na Páscoa- bem como um convívio para angariação de fundos em janeiro.

Já este fim de semana em São Miguel, o subsecretariado de ilha do Movimento dos Cursilhos de Cristande promove um encontro de Grupo e Ultreia que trará à região os dirigentes nacionais Mário Basto, Fausto Dâmaso e o Pe João Dias.

Este encontro realiza-se no Centro Missionário em Ponta Delgada, no dia 15.

 

Scroll to Top