Iniciativa sobre o tema “Património Religioso: Identidades e Lugares” tem lugar no dia 18 de outubro
A diocese de Angra associa-se à Comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no próximo dia 18 de outubro, convidando todas as paróquias a expor uma imagem do seu espólio (preferencialmente o orago da Igreja), apresentando uma pequena sinopse sobre a vida do ente que representa e procurando valorizar os aspectos que se relacionem com a história dessa peça e a devoção na paróquia.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela Cúria Diocesana, “ a diocese de Angra é guardiã de um vasto espólio cultural, testemunho da religiosidade de um povo que ao longo de séculos o usa como expressão da sua devoção e do seu sentir” e por isso “os bens culturais da Igreja são determinantes para a compreensão da história dos Açores e da sua cultura”.
A nota sublinha ainda que “o Património está ao serviço das comunidades, como elemento de ligação à espiritualidade, através do conhecimento e da estética, mas também como alicerce de identidade de uma comunidade viva, através de uma memória coletiva, como herança recebida e legado aos vindouros”.
Neste sentido e porque o tema do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja se debruça sobre o “Património Religioso: Identidades e Lugares”, a diocese convida todas as paróquias a escolherem uma peça do seu espólio, que “deverá ser colocada em lugar de destaque, garantindo as condições de segurança adequadas, e acompanhada de um descritor técnico e da informação relevante”. A peça selecionada deverá ser exposta na Igreja Paroquial entre 15 e 25 de outubro, destacando que se trata de uma exposição integrada na comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja (18 de Outubro) e do Aniversário da dedicação da Igreja catedral dos Açores (16 de Outubro).
“Tratando-se uma imagem de Cristo, de Nª Senhora ou de Santos, deverá associar uma pequena oração correspondente” acrescenta ainda a nota que foi enviada a todas as paróquias no sentido de aderirem a esta comemoração valorizadora dos bens móveis do património religioso.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, anualmente a 18 de outubro, pretende ser um espaço de “reflexão e partilha” do trabalho desenvolvido nas diocese portuguesas em prol do património móvel e imóvel da Igreja.