Escuteiros de São Carlos participam no Jamboree internacional JOTA/JOTI 2015
O Agrupamento do CNE 803, de São Carlos renasce uma década depois de inatividade e já tem programada a sua primeira grande iniciativa para os dias 16 e 17 de outubro, altura em que participará no Jamboree Internacional Jota/Joti.
Trata-se do maior evento internacional escutista do ano , juntando mais de um milhão e meio de escuteiros católicos em todo o mundo, que estarão unidos via rádio e internet a partir de 98 países inscritos, de África à Austrália, passando pela América e pela Ásia. De Portugal estão inscritos 36 agrupamentos, entre eles o Agrupamento 803 que, sendo original de São Pedro, de Angra do Heroísmo, por ter a sua sede provisória em São Carlos, foi registado no passado dia 31 de julho neste curato.
Para participar no JOTA-JOTI (Jamboree on the Air – Jamboree on the Internet). os escuteiros de São Carlos vão acantonar num terreno cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Angra e aí será montada uma estação de rádio, com a colaboração da União de Radioamadores dos Açores (URA) e uma série de computadores.
“É a primeira grande atividade destes jovens que arrancam com o agrupamento e por isso estamos muito felizes por lhes proporcionar logo de inicio esta atividade” disse ao Sítio Igreja Açores o chefe do Agrupamento 803 de São Carlos, Mário Lima.
O ano escutista começa já no sábado, dia 10 com a receção aos jovens escuteiros- lobitos e exploradores-. No total o Agrupamento arranca com 34 elementos, 12 dos quais dirigentes. Como ainda não têm uma sede definitiva, apesar dos “contactos que estão a ser feitos junto da comunidade”, o agrupamento irá desenvolver as suas atividades periódicas nas salas de catequese disponibilizadas na Igreja de São Carlos.
No sábado, para além da reunião de pais, vão realizar-se jogos “quebra gelo”, “vínculo” e outros “típicos de uma primeira reunião onde se pretende a integração de todos”, concluiu Mário Lima.