Orgão de Tubos da Sé de Angra anima ruas do centro histórico

Nelson Pereira é responsável por seis concertos na quadra do Natal, numa iniciativa conjunta da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e a Paróquia da Sé.

Nos próximos três dias quem visitar o centro histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, entre as 17h30 e as 18h00, poderá ouvir durante meia hora conhecidas peças de Natal executadas no maior órgão de tubos dos Açores.

 

A iniciativa é da Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, numa parceria com a Paróquia da Sé, sendo o intérprete Nelson Pereira, organista da Catedral de Angra.

 

Esta sexta feira, sábado e domingo, altura por excelência em que as ruas de Angra e o comércio tradicional se enchem para os últimos preparativos do Natal, o som do órgão de tubos da Sé será amplificado para todas as ruas do centro histórico da cidade património, “louvando o nascimento do Menino Jesus”.

 

“Tem sido uma iniciativa muito interessante e tenho sido abordado por muita gente que ao ouvir o som na rua, enquanto faz as suas compras decide depois entrar na Sé para ver o que está a acontecer porque se apercebe facilmente que não é uma gravação”, disse ao Portal da Diocese Nelson Pereira.

 

É a primeira vez que se realiza uma iniciativa do género mas o organista manifesta-se já “disponível” para a repetir pois “é uma excelente oportunidade para dar a conhecer a música de órgão de tubos que tem como principal função litúrgica louvar o divino”, conclui.

 

Os concertos do próximo fim  semana serão a segunda série da iniciativa que começou no dia da Imaculada conceição, a 8 de dezembro e repetiu-se no passado sábado e domingo.

O órgão de tubos da Sé é o maior dos Açores e faz companhia na cidade de Angra a mais cinco órgãos existentes nas igrejas do centro da cidade.

 

Nascido em 1993, na freguesia de São Mateus, Ilha Terceira, Nelson Pereira desde tenra idade, que demonstra grande interesse pela música, especialmente música sacra, e pelo Órgão de Tubos. Mas, é no âmbito do I Festival de Órgãos de Tubos, realizado em 2010 na cidade de Angra do Heroísmo, que inicia os seus estudos de órgão, com Ricardo Toste.

 

Organista da Sé de Angra desde Janeiro de 2011, acompanha o coro litúrgico da Sé sob a direção artística do Doutor Duarte Gonçalves-Rosa e Jorge Barbosa.

 

Presentemente, estuda órgão com António Duarte, organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa. No ano lectivo de 2011/2012 entrou para o Seminário Episcopal de Angra.

Scroll to Top