Paróquia- Matriz de São Mateus do Pico homenageia o seu padroeiro

Solenidade está a ser preparada com um novenário desde o passado dia 12 de Setembro

A Paróquia de São Mateus do Pico onde está também sediado, na mesma igreja, o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, irá honrar o seu padroeiro com uma celebração eucarística festiva no dia 21, pelas 16h00, presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Pe. Marco Martinho e pregada pelo Diác. Gaspar Pimentel, que se encontra na ilha para iniciar o seu estágio pastoral em ordem à ordenação presbiteral.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, a seguir à Eucaristia realiza-se a procissão na qual, além da imagem do padroeiro e da coroa do Divino Espírito Santo, se incorporam dezenas de senhoras com os tradicionais açafates de rosquilhas que são benzidas e distribuídas após o cortejo processional em cumprimento de um voto ao Divino Espírito Santo e a S. Mateus por ocasião de uma erupção vulcânica ocorrida em 1718 e que ameaçou a sobrevivência dos locais.

Desde então o voto tem vindo a ser cumprido sem interrupção. Antes das festividades do Senhor Bom Jesus, que têm lugar no dia 6 de Agosto, esta era uma das maiores festividades das ilhas do triângulo. Hoje mantem alguma pujança, congregando várias centenas de pessoas que, após os actos litúrgicos, convivem nas imediações do templo durante o arraial, aguardando a destribuição das rosquilhas.

Durante o arraial atuarão as filarmónicas Lira de São Mateus e Lira Madalense.

Este dia celebrativo tem vindo a ser preparado com um novenário preparatório, animado, em cada dia, por uma das forças vivas ou movimentos da paróquia, nomeadamente a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, Associação da Mocidade Católica, Irmandade do Espírito Santo, Irmandade de São José, Irmandade de São João da Ginjeira, Agrupamento 1219 de São Mateus, Casa do Povo, Filarmónica Lira de São Mateus e Confraria do Santíssimo Sacramento. Esta última anima o novenário no último dia, no qual se comemora o aniversário da dedicação da paroquial-santuário, ocorrida em 1967.

 

(Com a colaboração de Jacob Vasconcelos)

Scroll to Top