Festa tem lugar este fim de semana
A freguesia mais ocidental da Europa, a Fajã Grande, na ilha das Flores, está em festa este fim-de-semana, para celebrar a devoção a Nossa Senhora da Saúde, informa uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores.
Embora S. José seja o padroeiro da paróquia, a Senhora da Saúde é a invocação mais vivida pelos locais e por fiéis de todas as paróquias da ilha.
A festa que já vem sendo preparada nos últimos dias tem o seuponto alto na celebração eucarística, que tem lugar no domingo, dia 13 pelas 18h00, animada pelo grupo coral local. Segue-se a procissão pelas artérias da localidade, acompanhada pela Filarmónica União Operária Nossa Senhora dos Remédios.
Este ano há a particularidade de a imagem de S. José ser incorporada na procissão de Nossa Senhora da Saúde, facto que só acontece de 25 em 25 anos.
A solenidade tem vindo a ser preparada com um septenário que decorre desde o passado domingo, dia 6. Além da celebração da missa, destaca-se a celebração do sacramento da reconciliação e a oração do terço.
No sábado, além destes momentos celebrativos, o septenário é encerrado com uma procissão de velas. Têm vindo a presidi-lo e a prega-lo, alternadamente, os padres Eurico Caetano e Pedro Aguiar, este último recém-chegado à ilha para integrar a equipa in solidum.
Além da parte religiosa, têm também lugar os tradicionais arraiais, cujas receitas revertem a favor da manutenção e requalificação da Igreja de S. José.
Esta festa “tem ganho alguma relevância nos últimos anos, por causa do aparecimento de maior número de doenças cancerígenas. Os doentes recorrem peculiarmente à intercessão de Nossa Senhora sob esta invocação devido à sua ligação com a necessária cura”, refere a nota.
Pertence a esta paróquia da Fajã Grande o único curato da ilha, o curato da Ponta cujo orago principal é a Nossa Senhora do Carmo.
A ouvidoria das Flores tem 11 paróquias e um curato e atualmente tem uma administração in solidum, assegurada por três sacerdotes- padres Ruben Sousa, Eurico Caetano e Pedro Aguiar- que prestam serviço na zona pastoral que abrange 10 paróquias e uma décima primeira paróquia que é assegurada pelo Pe José Alves Trigueiro. A ouvidoria conta ainda com a ajuda do diácono Luís Alves.
( Com a colaboração de Jacob Vasconcelos)