Iniciativa do Governo Regional dos Açores na internet conta com textos do Vigário Geral da Diocese
O Roteiro das Festas do Espírito Santo, um novo portal da internet, promovido pelo Governo Regional dos Açores acaba de ser lançado em Fall River, nos Estados Unidos e conta com textos do Vigário Geral da Diocese de Angra.
Um dos textos, “O Teatro, a Casa ou o Império do Espírito Santo”, que pode ser lido na categoria História, refere a importância deste culto nos Açores e a maneira como ele está presente “sob a forma de Império, de coroa, de cetro, de bastão, de bandeira, de menino e de pobre”, refere o Cónego Hélder Fonseca Mendes, cuja tese de doutoramento- “Do Espírito Santo à Trindade, um programa de Cristianismo inculturado”- versa sobre esta manifestação de religiosidade popular, tão identificada com a alma açoriana.
“Na sua simplicidade, estas festas constituem uma resistência crítica e profética ao poder político e económico, e são como que uma reserva histórica do pensamento utópico, poético e evangélico” refere o sacerdote lembrando que este culto pode “servir de pedagogia na perspetiva do dom e da justiça. Enquanto outras manifestações estão associadas à penitência e à dimensão individual do sujeito, neste culto as promessas são fruto do que se dá, partilha e recebe, sonhando com um mundo de abundância e justiça, sinal messiânico do Reino de Deus, sob a presença e soberania do Espírito”.
Trata-se de um dos textos disponíveis neste primeiro Roteiro das Festas do Divino Espirito Santo, entre outros da autoria do sacerdote e de investigadores desta temática, através dos quais podemos também interpretar e percorrer as dezenas de Festas do Espírito Santo que acontecem em todas as ilhas açorianas, bem como na Diáspora.
Este novo sítio da Internet, que foi apresentado na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, congrega mais de duas centenas de festas do Arquipélago, Portugal continental, Canadá, EUA, Brasil, Bermudas e Venezuela.
O Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades, disponível no endereço eletrónico www.roteirodesazores.com, foi desenvolvido pelas direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo, disponibiliza inúmeras manifestações em louvor ao Espírito Santo, com a respetiva informação histórica, complementada com fotos ilustrativas da sua realização e evolução ao longo dos anos, bem como os contactos e as datas de celebração.
“Mais do que um mapeamento, é também um importante contributo para a divulgação da história e da realidade cultural dos Açores e da sua Diáspora, bem como um instrumento que estimulará as relações entre os Açorianos e açor-descendentes, onde quer que se encontrem”, salientou o Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, na cerimónia de lançamento, reafirmando que “esta expressiva manifestação de Açorianidade contribui para o reforço e valorização da Portugalidade no mundo”.
“Esta plataforma universal, acessível a qualquer um, não só divulgará a diversidade da nossa oferta turística, na vertente religiosa e cultural, mas também será essencial para a manutenção desta tradição junto das gerações mais novas”, afirmou o Diretor Regional.
Para além das Festas, que são pesquisáveis através de um motor de buscas por país, província, estado, cidade ou freguesia, o Roteiro inclui uma parte dedicada à história desta manifestação nos Açores, incluindo os conceitos dos seus diversos símbolos, bem como o áudio do hino do Espírito Santo e respetivas partituras para filarmónicas e coros.
Esta nova plataforma disponibiliza também um conjunto de artigos científicos sobre este tema, da autoria de investigadores de Portugal, Brasil, Canadá e EUA, e possui ligações a diversas áreas dos Açores como a cultura, turismo ou oportunidades de investimento.
Na sua intervenção, o Diretor Regional das Comunidades salientou que este trabalho não está concluído, pois ainda existem inúmeras festas que devem ser introduzidas, possuindo a plataforma um espaço dedicado à sua inserção, incluindo a colocação de fotos e vídeos, pois este é “um projeto que queremos isento de limites de tempo e de espaço”.
“As raízes ancestrais desta tradição popular radicam na sagrada escritura e na espiritualidade medieval apresentada por Joaquim de Fiora, cujo pensamento, disseminando-se pela Europa, chegou até à Península Ibérica através das diferentes ordens religiosas que nela se foram instalando – Cluny, Cister e Franciscanos e, por estes, aos Açores, aquando da colonização destas ilhas atlânticas”, como se pode ler no Sítio do Roteiro.
A génese deste culto, a sua promoção e difusão em Portugal é atribuída a D. Isabel de Aragão, casada com o rei D. Dinis, conhecida como a Rainha Santa.